ARACAJU/SE, 16 de agosto de 2025 , 14:59:25

A cada 8 segundos, um brasileiro sofre tentativa de fraude

 

Você tem ideia de quanto tempo leva para um brasileiro sofrer ao menos uma tentativa de fraude? No primeiro semestre de 2021, esse tempo foi de apenas 8 segundos. É o que mostra dados divulgados pela empresa de dados de crédito Serasa Experian recentemente.

De acordo com seu levantamento, intitulado de Indicador de Tentativas de Fraude, isso representa quase 2 milhões de tentativas no período, uma alta de 15,6% em relação aos seis primeiros meses de 2020. O número é o mais alto já registrado desde 2011.

A maioria dos golpes destacados pelo levantamento ocorre a partir do uso de documentos falsos (que podem ser clonados de pessoas que realmente existem) ou roubados. A partir disso, os criminosos compram celulares, automóveis, abrem conta no banco, emitem cartão de crédito (gastam em nome da vítima) e até podem abrir empresas para ajudar em outros golpes.

Esse alto índice é resultado direto da mudança de comportamento digital acelerada pela pandemia de covid-19 e medidas de distanciamento social, afirmou Jaison Reis, diretor de soluções de identidade e prevenção de fraudes da Serasa Experian, no comunicado divulgado pela empresa. Com mais transações sendo feitas, mais golpistas tentaram surfar na onda.

O Sudeste foi a região do país que mais registrou tentativas de fraude, passando de 1 milhão. A maior variação no período avaliado, entretanto, veio do Nordeste, com 20,9%.

As principais tentativas de golpe, segundo o Serasa Experian, aconteceram no ramo financeiro, mas o setor que teve mais alta em comparação com 2020 foi o varejo, com crescimento de 89,5% nos números (167 mil). Telefonia e serviços já mostraram queda no índice, com 79 mil e 258 mil tentativas de fraude, respectivamente.

Como reduzir o risco de golpes

Além da troca regular de senhas, outras atitudes também ajudam a se manter protegido no ambiente digital. Confira algumas dicas:

  • Vai fazer uma transação financeira em um site? Verifique se ele é seguro e se você está realmente acessando a plataforma oficial (o ícone de cadeado que aparece na barra de endereço do navegador é um bom indicador de segurança);
  • Use senhas fortes, com caracteres especiais, misturando letras e números — sem informações pessoais — em todos os serviços digitais que tiver cadastro. Não se esqueça de criar combinações seguras também para cartões de débito e crédito;
  • Não repita a mesma senha para mais de um site ou app;
  • Sempre que possível, ative o segundo fator de identificação (aquele mecanismo que para fazer login é necessário receber um código adicional no email, via SMS ou app para liberar acesso a plataforma);
  • Acompanhe rotineiramente extratos bancários e do cartão de crédito. Notou algo suspeito, entre em contato com o seu banco;
  • Nunca passe senhas e códigos recebidos por email ou telefone;
  • Fique atento aos emails recebidos. Mensagens oficiais de empresas (principalmente as grandes) normalmente usam o nome da marca, e não informações genéricas ou domínio de emails gratuitos, como Hotmail e Gmail, por exemplo.
  • Recebeu uma mensagem no WhatsApp de alguém pedindo dinheiro? Desconfie! Ligue para a pessoa que supostamente enviou o pedido e confirme se a história é verdadeira.

Fonte: Uol

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