ARACAJU/SE, 22 de novembro de 2025 , 17:30:34

A volta das câmeras digitais: confira modelos para entrar na tendência

 

Se você é um usuário árduo das redes sociais, com certeza já se deparou com carrosséis de fotos, em plataformas como o Instagram, com aquela estética característica do começo dos anos 2000. Ainda que hoje existam aplicativos que simulam filtros retrôs, essa tendência se deve, também, ao crescente interesse pelas câmeras digitais entre a geração Z (nascidos entre 1995 e 2010).

Há quem diga que a trend é uma tentativa de resgate da autenticidade em meio à padronização das redes sociais; já outros defendem que a nostalgia, reacendida durante a pandemia da Covid-19, é a principal responsável por esse resgate do início do milênio, revivendo tendências como os jeans de cintura baixa, as pulseiras de miçanga e até mesmo as maxi bags. Fato é que o boom das câmeras digitais tomou conta das redes: somente no TikTok, a tag #digitalcamera acumula mais de 598 mil postagens.

Além dos modelos digitais, as câmeras analógicas — isto é, aquelas movidos a filme e que exigem a impressão das imagens — também voltaram a fazer sucesso. Artistas como Bruna Marquezine, Taylor Swift e Kendall Jenner são alguns dos nomes que apostaram nessa estética retrô. A modelo Gigi Hadid, por exemplo, tem até uma conta dedicada apenas aos seus cliques analógicos.

Com a maior procura, o mercado das câmeras começou a se diversificar. Nas plataformas de vendas online, é comum encontrarmos aparelhos usados à venda. No entanto, nem todo vendedor é confiável, especialmente considerando que esses equipamentos, muitas vezes, exigem um investimento maior.

Por isso, para você não errar na hora da compra, separamos seis modelos de câmeras digitais e analógicas para entrar de cabeça nessa tendência. Confira!

Câmeras Digitais

As câmeras digitais levam esse nome por sua capacidade de registrar imagens e vídeos e armazená-los de forma digital — um funcionamento semelhante à câmera dos smartphones. Febre nos anos 2000, elas marcaram a época com seu visual compacto, seu flash embutido e a praticidade de visualizar a imagem logo após o clique.

Atualmente, o mercado ainda oferece modelos clássicos, capazes de fotografar e gravar em HD, além de opções semiprofissionais, que entregam qualidade superior de imagem e áudio, ideais para produções mais elaboradas ou para quem deseja dar os primeiros passos no universo da fotografia.

Fonte: CNN Brasil

Você pode querer ler também