ARACAJU/SE, 15 de setembro de 2025 , 9:06:22

Abastecimento de água segue comprometido após novo rompimento na Adutora do São Francisco

O abastecimento de água em Aracaju, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro continua comprometido após um novo rompimento na Adutora do São Francisco, registrado neste domingo (14), no município de Capela. O problema ocorreu poucas horas depois da liberação do fornecimento para a Estação de Tratamento João Ednaldo, em Nossa Senhora do Socorro. Com o novo rompimento, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) não apresentou previsão para a normalização do abastecimento. Oitenta e dois carros-pipa farão o atendimento emergencial em diversas localidades afetadas pelos rompimentos.

Equipes da Deso atuaram durante toda a noite de domingo nos trabalhos de reparo. O serviço segue ininterrupto até que a adutora seja recuperada por completo, restabelecendo o fornecimento de água tratada para a população de Aracaju, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro. O rompimento anterior havia sido identificado na sexta-feira (12) e, desde então, o sistema não voltou a operar plenamente.

Comitê de Crise

Diante da situação, o Governo do Estado acionou um Comitê de Crise. Junto ao gabinete do governador, estiveram presentes as Secretarias de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) e da Comunicação Social (Secom), além de representantes da Iguá Sergipe, Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe. A Prefeitura de Aracaju foi convidada e também participou da reunião, junto à Defesa Civil da capital sergipana.

Ficou definido que a partir das 10h desta segunda-feira (15), serão disponibilizados 82 caminhões pipa, sendo 60 da Iguá, 12 pela Defesa Civil e outros 10 pela Deso. Os pontos de abastecimento serão definidos e anunciados após coletiva nesta segunda. O Comitê de Crises também decidiu que haverá um apoio nas manobras emergenciais que permitem o desvio parcial da água para a segunda linha da adutora, de 1.000 mm, normalizando o abastecimento paulatinamente em alguns bairros de Aracaju. O foco estará na manutenção de serviços essenciais, como escolas, hospitais, postos de saúde, delegacias e abrigos. Ao todo, foram 210 mil residências afetadas em Aracaju, além de outras 60 mil em Nossa Senhora do Socorro e 9 mil na Barra dos Coqueiros.

Parceria e integração

A reunião também contou com a presença da Prefeitura de Aracaju, através da Defesa Civil municipal, para coordenar ações de combate ao problema e comunicação para a população. “Com a integração desse Comitê de Crise, o Governo do Estado está junto com a Prefeitura de Aracaju, desde sexta-feira, somando esforços diante desse rompimento da adutora. Alinhamos de forma coordenada e integrada as ações seguintes, juntamente com o Estado”, disse Valéria Bispo, coordenadora-geral da Defesa Civil de Aracaju.

*Com informações Secom

 

Você pode querer ler também