ARACAJU/SE, 22 de outubro de 2024 , 16:17:37

logoajn1

Abertura do Arraiá do Povo e da Vila do Forró, na Orla da Atalaia, ocorre neste sábado (1°); esquema de segurança e saúde promete garantir proteção a sergipanos e turistas

 

O maior festejo junino de Sergipe começa neste sábado (1°), com a abertura do Arraiá do Povo e da Vila do Forró, na Orla da Atalaia. Para garantir a proteção e o cuidado dos forrozeiros, o governo do estado organizou o esquema de segurança e saúde, com equipes atuando todas as noite no evento.

O comandante da Polícia Militar de Sergipe, coronel Alexsandro Ribeiro, assegura que o Estado, com toda sua estrutura, garantirá ordem e tranquilidade. “Serão 300 policiais militares, por dia, que atuarão na área interna, externa e no entorno, inclusive na faixa de areia. Nós empregaremos todo o policiamento especializado, como Radiopatrulha, Getam, Batalhão de Choque e a Cavalaria”, detalha.

Além da PM, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) conta ainda com a atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe, que terá mais de 300 profissionais trabalhando nas festas do estado. Além do efetivo, a corporação também atua com viaturas de busca e salvamento, de resgate e de atendimento pré-hospitalar, e drones. Para completar o esquema de segurança, dentro dos principais eventos juninos da Grande Aracaju, a Polícia Civil empregará 419 policiais extras em pontos voltados para as festas, além do policiamento normal de 11 delegacias plantonistas.

Plantão da Saúde

Da mesma forma, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) garantirá ao público do Arraiá do Povo assistência à saúde durante os 60 dias de festejos juninos. Na estrutura ofertada, o evento terá estandes de prevenção, uma equipe a postos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) e a fiscalização de alimentos pela Vigilância Sanitária Estadual.

Além disso, o Arraiá do Povo contará com uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e uma Unidade de Suporte Básico de Vida (USB). A enfermeira da Assessoria Técnica do Samu, Cintia Guerra, destacou que na Vila do Forró a Saúde estará com equipe de suporte básico, e no Arraiá do Povo haverá um posto básico avançado e uma viatura de suporte avançado para remoções. “O planejamento do Samu é ter pelo menos 20 profissionais por noite, entre médicos, enfermeiros, condutores, técnicos de enfermagem, profissionais administrativos e gestores, para dar toda a segurança à festa e todo o apoio que for necessário. O posto contará com dois leitos de estabilização e dez leitos de observação”, informa.

O governo do estado reforça que o esquema dos festejos juninos não afetará o policiamento nem o atendimento à saúde em todo o estado. “Entregaremos à sociedade, a todos que virão prestigiar o evento, um grande aparato policial para garantir a segurança de todos”, completa o coronel Alexsandro.

Vistoria

O governador Fábio Mitidieri esteve nessa sexta-feira (31), na Orla da Atalaia, para vistoriar juntamente com os órgãos competentes toda a estrutura do Arraiá do Povo e da Vila do Forró.

A programação, que mescla entre artistas sergipanos e nacionais, contará com mais de 300 atrações durante 60 dias de programação, sendo entre 1º e 30 de junho, no Arraiá e na Vila, e somente na Vila do Forró até 31 de julho.

País do forró

Durante 60 dias, o clima junino tomará conta do estado, fortalecendo o turismo, a cultura popular e aquecendo a economia em vários setores envolvidos na realização dos eventos. A programação do Arraiá do Povo e Vila do Forró é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), da Secretaria Especial da Comunicação (Secom), da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e do Banese, com apoio da Energisa, Netiz e Shopping Jardins, e patrocínio da Eneva, Pisolar, Deso, Maratá, GBarbosa e Serviço Social do Comércio (Sesc).

Fotos: Erick O’Hara

 

Você pode querer ler também