Da redação, AJN1
A Associação dos Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe (Adepol/SE) denunciou através de nota encaminhada à imprensa que delegacias da capital e do interior estão sem veículos em virtude do atraso no pagamentos às locadoras. Segundo a Associação, a situação tem sido recorrente e, desde o início do ano carros encaminhados para conserto ou revisão obrigatória não retornam às unidades devido aos débitos.
Segundo a entidade, há um mês o veículo que servia a Delegacia de Umbaúba foi retido e o delegado, que também responde pela unidade da cidade de Indiaroba, vinha utilizando uma viatura cedida pela Delegacia de Santa Luzia do Itanhy, que também foi recolhida. “Só nesse caso percebe-se o comprometimento de três cidades”, diz a nota da Associação, acrescentando que na Delegacia Regional de Nossa Senhora das Dores, dois dos três veículos usados no policiamento da região foram retidos pela locadora e o terceiro estaria apresentando problema nos freios.
Situação semelhante estaria ocorrendo nas cidades de Frei Paulo, Neópolis, Ribeirópolis, Graccho Cardoso, Rosário do Catete e Feira Nova; e em delegacias da capital e região metropolitana. “Não obstante o esforço dos delegados, que tentam a todo custo buscar soluções para atenuar o grave problema, não restam dúvidas que tais dificuldades fogem de suas atribuições e assim se veem diante de um dilema. Se enviarem a viatura para conserto ou revisão, correm o risco de ficar sem esse importante instrumento de investigação e de prevenção de crimes. Por outro lado, manter essas viaturas nas unidades sujeita-os a serem surpreendidos por problemas mecânicos durante o atendimento de uma ocorrência ou, até mesmo, durante um simples deslocamento. Existe o risco para a população atendida, mas também para o próprio policial. As probabilidades de ocorrência de acidentes se elevam sobremaneira”, diz a nota.
Resposta
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) já liberou valores referentes ao pagamento de um mês em atraso. O dinheiro deve está nas contas das empresas até a meia-noite e os veículos serão liberados.
*Matéria alterada às 9h50 para acréscimo de informações.