Atual procurador-chefe da União em Sergipe, o advogado da União Ticiano Marcel de Andrade ingressou na carreira no ano de 2017, após aprovação no concurso público da Advocacia Geral da União no ano de 2015. Lotado em Brasília, onde atuou por quase seis anos, ele retornou a Sergipe para desempenhar a função de procurador-chefe da União no estado. Formado em Direito pela Universidade Tiradentes (Unit), em 2014, ele revela que o despertar para a advocacia pública aconteceu no decorrer do estágio realizado na Procuradoria Geral do Estado (PGE), onde passou a vivenciar a rotina jurídica e somar o conhecimento prático ao conteúdo abordado em sala de aula.
Num alerta a jovens estudantes de Direito que desejam ingressar na carreira da advocacia pública, ele destaca a importância do estágio na formação acadêmica. “Recomendo sempre participar dos processos seletivos de estágio, pois digo que o meu sétimo período foi um divisor de águas porque foi quando comecei a estagiar na PGE, num órgão da advocacia pública que até então não conhecia. E vivenciando o dia a dia dentro do órgão, vi o quanto era interessante. A partir de então, comecei a ter uma visão diferente do que eu assistia na aula, e já estudava com outro olhar. Acredito que uns dois semestres pelo menos eu passava o dia inteiro fora de casa, do estágio ia para biblioteca estudar e já ficava para aula à noite. Foi uma reta final bem intensa “, declara Ticiano Marcel.
Disciplina e uma rotina de estudos organizada, ainda durante a jornada acadêmica, o fizeram também ser aprovado no cargo de técnico judiciário do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). “Na reta final da faculdade, teve o concurso do TJSE, e fui chamado um tempo depois, quando então trabalhei alguns meses no TJ, na comarca de Poço Redondo. E aí foi um período que eu morei em Nossa Senhora da Glória. Isso foi uns cinco antes de eu tomar posse na AGU”, lembra.
E é com toda a experiência de estudante e advogado da União que Ticiano Marcel compartilha o saber nas redes sociais, com sugestões de estudos, jurisprudências e indicações de ferramentas essenciais que podem contribuir com o alcance de sucesso nas provas de concursos públicos. Dentre as dicas, ele destaca a análise de editais e provas anteriores e o foco em teses fixadas que se relacionam com a função almejada.
Fonte: Asscom Unit