A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia hoje (7) uma capacitação com um novo equipamento utilizado na investigação de acidentes. Trata-se do acelerômetro, um dispositivo que tem a função de aferir com máxima precisão a velocidade, distância, tempo e aceleração dos veículos envolvidos em acidentes de trânsito.
O objetivo desse treinamento é proporcionar o aperfeiçoamento de habilidades na área de investigação de acidentes de trânsito, e consequentemente, agilizar a entrega por parte da PRF à sociedade, de trabalhos periciais com maior qualidade técnica, colaborando assim na promoção da justiça e no desenvolvimento de políticas e programas de prevenção de acidentes viários.
Atualmente, o acelerômetro é utilizado nas atividades de investigação de acidentes de trânsito pela Guarda Civil Espanhola, pelo IPTM (Institute of Police Technology and Management) e pela Northwertern University, sendo as duas últimas instituições sediadas nos Estados Unidos da América. Todas elas são referências mundiais na área de perícia em acidentes de trânsito.
Durante toda a semana, os agentes federais serão capacitados pelo instrutor norte-americano, Todd Schaeffer, General Manager da marca fabricante do equipamento (sediada no estado americano de Minnesota), licenciado em engenharia mecânica e titular de nove patentes globais.
Todas as atividades práticas desenvolvidas durante o curso serão feitas com uso do acelerômetro Vericom VC4000™ DAQ, equipamento adquirido com recursos do Poder Judiciário do Estado de Sergipe, para o aprimoramento e modernização da atividade de investigação de acidentes da PRF/SE.
O conteúdo teórico será ministrado no auditório localizado na sede da PRF, em Aracaju, e as aulas práticas ocorrerão em um circuito fechado, localizado no bairro Jardins.
Fonte: Ascom PRF