Da redação, AJN1
Em protesto contra o atraso de salários e falta de previsão para o pagamento dos meses de novembro, dezembro e do 13º salário, agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) paralisaram as atividades desde o início da manhã desta segunda-feira (19). A SMTT reconhece o atraso e informou que o ato, apesar de justo, não foi organizado pelo sindicato da categoria e por conta disso não é legal.
De acordo com os agentes de trânsito o atraso de salário tem sido recorrente e vem acontecendo desde o início do ano. No entanto, o atraso era de poucos dias. A partir de outubro a situação se complicou e o pagamento só ocorreu no dia 18 de novembro. Embora o mês de dezembro esteja entrando na última semana, até o momento a categoria não tem sequer previsão da quitação dos salários do mês passado e do 13 º, bem como do pagamento de dezembro que está prestes a vencer.
Os agentes reclamam que estão com contas em atraso e, muitos deles, sem pagar pensão alimentícia, situação que pode resultar até em prisão. "Estamos vivendo o caos. E o pior que a perspectiva não é animadora. Estamos paralisando para chamar a atenção das autoridades e lembrar que o agente de trânsito precisa se alimentar e tem família para cuidar", desabafou um agente que preferiu não se identificar.
O diretor de Trânsito da SMTT, coronel Carlos Cruz, explicou que na semana passada conversou com alguns agentes e informou que havia a possibilidade do pagamento ocorrer nesta segunda-feira. Ele acrescentou que ainda que vai manter contato com a Secretaria de Finanças para verificar se ocorrerá o pagamento conforme foi previsto.