ARACAJU/SE, 29 de novembro de 2024 , 12:35:31

logoajn1

Agentes penitenciários evitam fuga em massa em Glória

Da redação, AJN1

 

Um plano de fuga em massa, que possivelmente seria executado durante a visita de familiares no Presídio Senador Leite Neto (Preslen), em Nossa Senhora da Glória, foi abortado por agentes penitenciários. A ação aconteceu na tarde deste sábado (7), quando os agentes realizavam uma varredura na unidade prisional e localizaram um túnel. 

 

A vistoria na unidade prisional foi uma determinação do novo secretário de Justiça, delegado Cristiano Barreto, que assume oficialmente a pasta nesta segunda-feira (9), e foi definida durante uma reunião com todos os diretores de presídios.

 

Conforme levantamentos do setor de inteligência do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Sergipe está entre os cinco estados com riscos de confrontos violentos entre facções criminosas nos presídios, que são considerados barris de pólvora prestes a explodir.

 

No estado três grupos criminosos estariam atuando nas penitenciárias: O Primeiro Comando da Capital (PCC), o Primeiro Comando Metropolitano (PCM) e o Comando da Paz.

 

A falta de estrutura das unidades prisionais, a superlotação carcerária e o efetivo reduzido de agentes penitenciários aumentam a tensão nas penitenciárias sergipanas. Nos últimos meses mais de uma centena de presos fugiram através de túneis ou escalando os muros.

 

No entanto, o caso que mais chamou a atenção foi a liberação de um traficante que estava recolhido no Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho (Compajaf), no bairro Santa Maria, em Aracaju. O preso, considerado o líderes do tráfico de drogas na capital, foi solto no lugar de outro interno. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil e duas pessoas foram presas suspeitas de envolvimento na trama.

Você pode querer ler também