ARACAJU/SE, 27 de outubro de 2024 , 4:27:16

logoajn1

Agentes prisionais não farão transporte de presos

Na manhã desta quinta-feira (15), o Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores da Secretaria de Estado da Justiça (Sindpen ) realizou um ato em frente à Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc), no Conjunto Orlando Dantas, zona sul de Aracaju. A categoria orientou os agentes e servidores lotados na unidade que não façam o transporte e a remoção de detentos sem os equipamentos de segurança necessários para a prática da atividade. A ação faz parte da operação de suspensão de atividades que os agentes iniciaram no sistema prisional na segunda-feira, 22.

 

O presidente do Sindpen, Luciano Nery, disse que o objetivo não é deflagrar greve, mas acabar com os serviços de "quebra galho" que os agentes fazem no dia a dia sem ter obrigação. “Há anos fazemos atividades que não são de nossa atribuição, mas agora decidimos que não vamos mais fazer, que não vamos mais 'dar um jeitinho' no sistema prisional. Não é greve, apenas a suspenção de atividades. Esperamos a valorização por parte do Governo, mas como isso não acontece, nós não vamos arriscar nossa integridade física”, afirma.

 

Ainda de acordo com ele, os  agentes fazem o transporte e a remoção dos detentos nas viaturas sem o Equipamento de Proteção Individual (EPI) e que muitas viaturas estão em situação irregular.

 

Você pode querer ler também