ARACAJU/SE, 18 de julho de 2025 , 8:36:51

Aglaé Fontes é reeleita para nova gestão no Instituto Histórico e Geográfico de SE

 

Por meio de convocação anunciada, o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE), elegeu no último dia 5 de outubro, a nova diretoria executiva com mandato para o triênio 2024-2026. O processo eleitoral, por chapa única, permitiu a reeleição da especialista em cultura popular e ícone da literatura sergipana, Agláe Fontes.

A nova diretoria tomará posse em solenidade marcada para o dia 11 de janeiro de 2024, na sede do instituto. Conhecido como a “Casa de Sergipe”, a entidade completou em 2023 seus 111 anos de fundação no qual, atua sem fins lucrativos com o objetivo de zelar pela memória do Estado, coletando documentos, discutindo problemas do setor e sendo uma importante entidade envolvida na preservação da identidade cultural de Sergipe.

A chapa eleita é ainda composta por Igor Leonardo Moraes Albuquerque (1º vice-presidente), Tereza Cristina Cerqueira da Graça (2ª vice-presidente), José Rivadálvio Lima (secretário-geral), Iara Maria Campelo Lima (1º secretária), Marlene Alves Calumby (2º secretária), Terezinha Alves de Oliva (oradora), Ancelmo de Oliveira (1º tesoureiro) e Paulo Amado Oliveira (2º tesoureiro).

Sobre Aglaé D’Ávila Fontes

Professora, escritora, folclorista, historiadora e integrante da Academia Sergipana de Letras (ASL). Foi secretária de Estado da Educação e Cultura, presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), idealizadora e diretora do Centro de Criatividade. O registro profissional é de Agláe D’Ávila Fontes que se tornou umas das maiores pesquisadoras do folclore e da cultura sergipana.

Sua trajetória é marcada também pela autoria de peças de teatro e diversos livros publicados, entre eles, ‘Poesia para menino gostar’, O folclore e a educação musical’, ‘O guerreiro em Sergipe’, ‘Eu não tenho onde morar’ e ‘Menino tangedor de sonhos’.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Você pode querer ler também