ARACAJU/SE, 21 de setembro de 2025 , 4:46:55

Aglomerações nas agências do INSS marcam retorno do atendimento presencial

Da redação, AJN1

Apesar do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado de Sergipe (Sindiprev/SE) ter anunciado que os servidores iriam permanecer no trabalho remoto, as agências do INSS em Sergipe, com exceção dos serviços de Pericia Médica, retomam o atendimento presencial nesta segunda-feira (14). No entanto, ele será restrito a quem fez o agendamento prévio através do número 135, do site ou aplicativo.

O anúncio da retomada do atendimento presencial levou vários segurados, mesmo sem agendamento, às agências do INSS em Aracaju. No bairro Siqueira Campos, várias pessoas chegaram ao local ainda na madrugada. Uma delas foi o taxista Genilson Santos. Ele contou que desde fevereiro vem tentando conseguir a certidão de contribuinte individual de que lhe garante isenção de alguns tributos cobrados pela Secretaria da Fazenda.

“Tentei agendar através do aplicativo e do 135 sem resultado. A última opção foi sair de madrugada para aventurar aqui”, disse o taxista acrescentando que no serviço do 135 o atendente ainda teria dito que para o serviço que buscava não era preciso fazer agendamento. “Estou aqui desde às 4h, moro em Santo Amaro, vim em busca da senha do benefício, que no 135 diz que não precisa agendar e quando chego aqui recebi foi carão do guarda”, desabafou Genivaldo de Araújo.

O gerente-executivo do INSS em Sergipe, Raimundo Brito, explicou que as pessoas que não fizeram o agendamento não serão atendidas, por ser essa uma orientação nacional, como forma de evitar aglomerações dentro e fora das agências. “Atendimento presencial só com agendamento. Tem qu acessar o site ou ligar para agendar o atendimento presencial. O atendimento só com agendamento, a decisão nacional. Se a pessoa tem limitação para acessar o portal, pode ligar para 135. A orientação é realizar nenhum atendimento sem agendamento para evitar aglomeração. Não vamos fazer de jeito nenhum atendimento sem agendamento”, destacou.

Raimundo Brito acrescentou que a Perícia Médica não retorna nesta segunda-feira. “Os peritos não retornam hoje. Não terão perícia. Foi realizada uma vistoria e na sexta-feira a tarde fizeram algumas exigências relacionadas aos EPIs para o retorno e não tivemos tempo hábil. Uma das coisas que não tem, são as toucas, mas já estamos providenciando. Na quarta-feira haverá uma nova vistoria para buscar um denominador comum”, informou. Ele ressaltou que as pessoas que marcaram perícia quando o agendamento estava aberto, terão o serviço remarcado pelo 135 ou através do aplicativo.

Você pode querer ler também