Apesar do ano difícil de 2020 com a pandemia de covid-19, o setor agropecuário apresentou crescimento em várias cadeias produtivas. De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Pesca (Seagri), a estimativa de safra indica que a produção total de grãos foi 27% superior à safra de 2019, com expectativa de 883 mil toneladas produzidas, conforme previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Um dos exemplos significativos é o cultivo de milho, que tem crescido em produção e produtividade ao longo dos anos. Já na criação de animais, a cadeia produtiva que se destaca é a pecuária leiteira.
Em se tratando de volume de produção, a cana-de-açúcar ainda ocupa a posição de destaque, com 2 milhões de toneladas. Esse volume de produção previsto para 2020 apresenta crescimento de 13% em relação ao ano anterior e posiciona Sergipe como o sexto maior produtor do Nordeste.
Outra cultura que vem se destacando é a produção de batata-doce. Segundo levantamento feito pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Sergipe ocupa o primeiro lugar no ranking de estados do Nordeste, como maior produtor de batata-doce da região. O cultivo da laranja, com estimativa de 360 mil toneladas em 2020, também mantém o estado no ranking como 5º produtor nacional e 2º do Nordeste.
Fonte: