ARACAJU/SE, 27 de novembro de 2024 , 20:44:34

logoajn1

Alese realiza sessão solene em homenagem aos 135 anos da Polícia Civil de Sergipe

 

A Polícia Civil do Estado de Sergipe foi homenageada nesta quarta-feira (27), em uma sessão solene realizada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). A cerimônia comemorou os 135 anos da instituição, que desde 1889 desempenha papel fundamental na manutenção da ordem, combate ao crime e garantia de direitos no estado.

Em seu discurso, o vice-governador de Sergipe, Zezinho Sobral, destacou o impacto da Polícia Civil na segurança pública do estado e o orgulho que a instituição traz aos sergipanos. “A sensação de segurança que temos em Sergipe é fruto direto do trabalho e da postura de cada integrante da Polícia Civil. Vocês não são apenas servidores públicos; são exemplos para nossa sociedade, inspirando confiança e preservando a ordem,” afirmou Sobral.

Ele também relembrou iniciativas de apoio à instituição, como investimentos em capacitação e equipamentos para os agentes, e expressou gratidão pelo compromisso dos policiais com o bem-estar da população.

Polícia de excelência

O delegado-geral da Polícia Civil, Thiago Leandro, enfatizou as conquistas recentes da instituição, como a redução dos índices de crimes violentos e o combate eficaz ao crime organizado. “É muita gratidão sermos homenageados pela Casa do Povo. Todos os deputados sempre foram parceiros da Polícia Civil da população sergipana, sempre aliados a qualquer pauta de segurança pública que beneficia a população. É uma instituição reconhecida por sua eficiência e excelência, resultando na redução crimes violentos. Não temos casos de roubo a bancos em nosso território há anos, e o ‘novo cangaço’ foi extinto no estado graças ao trabalho incansável de nossos profissionais,” afirmou.

O profissional também destacou a modernização da instituição, com a criação de delegacias especializadas e ferramentas tecnológicas que ampliam a eficiência das investigações.

A coordenadora da Polícia Civil da Capital, Rosana Freitas, ressaltou o pioneirismo da instituição em ações de acolhimento a grupos vulneráveis, assim como o elevado índice de elucidação de delitos, frutos de um trabalho conjunto com as demais forças de segurança pública. “O primeiro plantão especializado para atendimento de grupos vulneráveis do Brasil nasceu aqui, em Sergipe. Hoje, seguimos nos adaptando às demandas modernas, sempre com foco em oferecer o melhor atendimento à população,” pontuou.

Rosana também relembrou o marco histórico da criação da instituição e os esforços contínuos para garantir a excelência no serviço público.

Assembleia Legislativa reconhece trajetória histórica

O deputado Cristiano Cavalcanti, propositor da homenagem, destacou o papel crucial da Polícia Civil na sociedade sergipana e reafirmou o compromisso do Poder Legislativo com o fortalecimento da segurança pública. “Ao homenagearmos os 135 anos da Polícia Civil, reconhecemos o trabalho de homens e mulheres que arriscam suas vidas diariamente para proteger a sociedade. Essa relação institucional entre Poder Legislativo, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército e Marinha é extremamente importante e fundamental para que os trabalhos fluam e para que a gente possa dar uma satisfação e mostrar a sociedade sergipana que essa Casa tem um protagonismo especial em todas as demandas que venham a contribuir e melhorar a qualidade de vida do povo sergipano”, declarou.

A celebração também serviu como momento de reflexão sobre os desafios enfrentados pela segurança pública e a necessidade de investimentos contínuos em infraestrutura, recursos humanos e tecnologia.

Durante a sessão especial, com entrega de medalhas a integrantes da instituição, a Mesa foi presidida pelo deputado Luciano Bispo e composta pelo deputado Cristiano Cavalcante; pelo governador em exercício, Zezinho Sobral; pelo delegado-geral da Polícia Civil, Thiago Leandro; pela coordenadora da Polícia Civil da capital, Rosana Freitas; pelo comandante da Capitânia de Desportos de Sergipe, capitão de Fragata Alexandre Almeida Gomes Ferreira; pelo coordenador das delegacias do interior, delegado Jonatan Evangelista; e pelo presidente do Sinpol, Jean Rezende.

Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese

 

Você pode querer ler também