A Assembleia Legislativa de Sergipe realiza nesta terça-feira (15), Sessão Especial alusiva aos 81 anos do torpedeamento dos navios Baependy, Araraquara e Aníbal Benévolo na Costa Sergipana. O evento, de autoria do presidente da Casa, deputado Jeferson Andrade, acontece no Plenário Pedro Barreto de Andrade, às 16h.
Naquele 15 de agosto de 1942, os três navios brasileiros foram atacados e afundados pelo submarino nazista U-507, a menos de 10 km do continente. A ação da Kriegsmarine (a Marinha de Adolf Hitler) deixou cerca de 600 mortos.
Diante do ocorrido, o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, declarou guerra contra o Eixo, formado por Alemanha, Itália e Japão. Na ocasião, foi montada a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que embarcou para a Itália com o objetivo de lutar contra tropas fascistas e nazistas.
O ataque em Aracaju causou mais mortes que a participação dos soldados na Guerra. De acordo com números oficiais da segurança do país, dos 20.573 brasileiros enviados, 467 morreram nos combates na Europa.
Homenagens
O subsecretário-geral da Mesa Diretora da Alese, Igor Albuquerque, relembrou este momento. Ele disse que esta memória será explanada para que as homenagens possam ser feitas a todos que perderam suas vidas neste momento.
“A Assembleia Legislativa, junto com entidades e representações das Forças Armadas em Sergipe, no caso o 28º Batalhão de Caçadores e a Capitania dos Portos e o Destacamento de Controle Aéreo vão realizar esta sessão de homenagem a esses mortos e também de rememorar esse trágico evento e para homenagear pessoas e instituições que estiveram relacionados a estes episódios que aconteceram aqui”, falou.
O piloto de linha aérea, estudioso do tema Sergipe na Segunda Guerra André Cabral participará da Sessão Especial como palestrante, na oportunidade, abordará o envolvimento de Sergipe na entrada e na participação do Brasil no maior conflito da humanidade. O pesquisador adiantou que a rotina no estado de Sergipe, após ao ataque, mudou bastante. “Sergipe passou por uma época de racionamento de suprimentos e blecautes para dificultar eventuais ataques noturnos”.
Palestra na Elese
Ainda sobre a 2ª Guerra Mundial, na próxima quarta-feira (16), às 9h, a Escola do Legislativo (Elese), órgão da Assembleia Legislativa de Sergipe, realizará palestra com o tema ‘1939: foi assim que tudo começou… Segunda Guerra Submersa: contribuições da arqueologia de ambientes aquáticos’.
Os palestrantes serão o professor do departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Gilson Rambelli; e a doutora em Arqueologia, Roberta Rosa. O evento terá participação do Grupo Sergipano de Estudos da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
Gratuito, o encontro é aberto ao público e será entregue certificado aos participantes.
Fonte: Agência Alese