ARACAJU/SE, 14 de maio de 2025 , 18:21:09

Aluna de Centro de Educação do Estado embarca para intercâmbio nos EUA

A aluna do 1º ano do ensino médio Alanny Grazielly dos Santos Maia, da Rede Estadual de Ensino de Sergipe, selecionada em primeiro lugar do estado no concurso do Programa Jovens Embaixadores 2023, embarca nesta sexta-feira, 13, para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos da América. A jovem é estudante do Centro de Educação Profissional Berila Alves de Almeida, no município de Nossa Senhora das Dores, médio sertão sergipano.

Ela está em Brasília, no Distrito Federal, desde a terça-feira, 10, onde se prepara e recebe as orientações para iniciar as atividades de imersão na língua inglesa. Allany se juntou aos demais jovens representantes de todos os estados brasileiros, no total de 50 estudantes.

A primeira parada em solo norte-americano será em Washington D.C., onde passarão quatro dias conhecendo vários pontos culturais e turísticos da capital dos Estados Unidos, cumprindo uma agenda programada pela Embaixada Americana no Brasil. No próximo dia 15, embarcarão para os estados anfitriões.

A aluna da rede pública estadual sergipana terá como destino a cidade de Pensacola, na Flórida, e será hospedada por uma família local, onde terá a oportunidade de vivenciar os costumes e conhecer a cultura daquele povo. Também visitará escolas, participará de projetos sociais e de empreendedorismo, além de estar aprimorando a língua inglesa.

Segundo a coordenadora estadual do Programa Jovens Embaixadores, professora Célia Gil, esse é um momento de muito orgulho para a educação sergipana. “Cada estudante que participa de um programa dessa natureza representa a abertura de novos horizontes para a vida pessoal e profissional desse aluno, além de servir de exemplo para os demais”, destaca.

A jovem concorreu com mais 28 candidatos de escolas públicas estaduais e federais, tendo participado da seleção (exame escrito) que aconteceu em outubro. Ela ficou entre os dois semifinalistas do estado de Sergipe, de acordo com os critérios estabelecidos pela coordenação nacional do Programa Jovens Embaixadores. A última avaliação foi realizada pela Embaixada Americana, que analisou, além da nota na prova escrita, a entrevista oral, o engajamento em iniciativas sociais e o perfil dos candidatos. O professor de Inglês José Arimatéia foi quem orientou a aluna.

“É uma oportunidade única e incrível que vai mudar completamente a minha vida e vai me ajudar a mudar a vida de outras pessoas, que é isso que quero. E, além disso, é uma ação que vai ajudar no meu desenvolvimento pessoal. Então estou feliz, extremamente grata por estar aqui, e agora é só representar Sergipe lá nos Estados Unidos”, comemora a estudante Allany Grazielly.

As informações são da ASN. 

Você pode querer ler também