A Universidade Tiradentes (Unit) firmou um acordo de cooperação com a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Semde). Ele permitirá que alunos dos cursos da área de Tecnologia da Informação desenvolvam projetos e soluções tecnológicas que atendam a demandas das secretarias e órgãos do Município. A parceria já está em vigor e foi formalizada na última sexta-feira, 21, pelo secretário Dilermando Garcia Júnior, durante visita ao Campus Farolândia.
Essa interação vai acontecer por meio do Programa de Residência Tecnológica, que a Unit promove em parceria com o Porto Digital, do Recife (PE), um dos maiores parques tecnológicos do mundo. Por meio dele, comunidades, empresas e instituições parceiras apresentam questões reais que possam ser solucionadas através de aplicativos, softwares ou outros produtos desenvolvidos pelos alunos dos primeiros períodos de Análise de Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Ciência da Computação e Sistemas de Informação.
“Como a gente tem o projeto de residência de software na instituição, os alunos desenvolvem soluções baseadas em problemas reais, estamos estreitando os laços com a Prefeitura, que podem nos fornecer esses desafios referentes às secretarias municipais. A gente está disponibilizando os nossos cursos para ajudar nos planos de gestão da atual Prefeitura, nos projetos que eles querem desenvolver”, explica o professor Ricardo Porto, coordenador operacional dos cursos de TI da Unit.
O programa já resultou na apresentação de mais de 30 projetos desenvolvidos a pedido de 15 parceiros, permitindo que muitos alunos participantes fossem contratados como estagiários ou mesmo funcionários em empresas do setor de TI. Para a gerente do Unit Carreiras, Janaína Machado, esta é uma oportunidade para os alunos cooperarem com o desenvolvimento da cidade de Aracaju. “Nós iremos receber desafios e os nossos alunos estarão trabalhando, desenvolvendo soluções para essa secretaria, o que é bastante interessante. Isso amplia muito a empregabilidade desses estudantes. É a universidade formando juntamente com o mercado e entregando mão de obra, talentos”, comemora ela.
Para o diretor de Relações Institucionais da Unit, professor Marcos Wandir Nery Lobão, o acordo com a PMA fortalece as atividades de ensino, pesquisa e extensão, abrindo mais espaço para a prestação de serviços à população. “Quando a gente fala de Prefeitura, fala basicamente de políticas públicas ligadas à educação, à saúde, à preocupação com a infância. A gente dialoga com políticas públicas na cidade de Aracaju. E temos os nossos alunos, com um corpo docente maravilhoso. Então, é dar o suporte para os projetos que a prefeitura traz para a gente, traz o desafio para dentro da sala de aula e os nossos alunos têm uma formação mais prática, resolvendo problemas reais”, destaca.
O secretário Dilermando Júnior acredita que, a partir deste acordo, a parceria entre a Unit e a PMA será ampliada e aprofundada, integrando cada curso da instituição a cada órgão municipal através de pesquisas, projetos de extensão e outras atividades. “A gente traz junto para o poder público toda a parte de conhecimento que a Unit produz para compartilhar com a gente, seja na área de estágios ou de extensão ou até mesmo de residências, dentro das próprias secretarias, podendo trazer a demanda para que tudo isso seja resolvido através do conhecimento da Unit. A gente só tem a agradecer por ter a aproximação, o conhecimento, a expertise de um grupo como o Tiradentes, e isso vai facilitar muito o nosso trabalho”, disse o secretário.
A reunião contou ainda com a presença de representantes do Porto Digital, que é parceiro da Unit em Sergipe desde 2022 e considera o Programa de Residência da Unit como o maior projeto de educação e formação de tecnologia dentro da iniciativa privada. “Isso é muito simbólico para a gente, que também desenvolve dentro de Recife tantos outros projetos de formação de capital humano. Aqui estamos fazendo algo que é muito relevante e impactante. Nada melhor do que trazer também o poder público para atuar dentro desse projeto, com as demandas que a sociedade tem, que os alunos possam ter clareza dessas demandas e as resolverem com tecnologia”, diz o gerente de Educação do Porto Digital, Rodrigo Pereira.
Fonte: Asscom Unit