Da redação, AJN1
A Agência Nacional de Águas (ANA) vai prorrogar a autorização para operação dos reservatórios de Sobradinho (BA) e Xingó (AL/SE), no rio São Francisco, com uma vazão mínima defluente de 700m³/s até o próximo dia 30 de abril. A informação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (1º).
Conforme a ANA, esta é a menor vazão já adotada para os dois reservatórios, autorizada pela ANA pela primeira vez em 1º de novembro de 2016, que determinava este patamar mínimo de operação dos reservatórios até 31 de janeiro deste ano.
Assim como das outras vezes, a redução da defluência mínima foi solicitada pelo setor elétrico e a Agência poderá suspender ou revogar esta resolução se informações técnicas recomendarem a interrupção da redução da defluência. Caso isso aconteça, novos limites mínimos de vazão para Sobradinho e Xingó deverão ser fixados.
A bacia do rio São Francisco vem enfrentando condições hidrológicas adversas nos últimos anos, com vazões e chuvas abaixo da média. Isso tem causado a redução dos níveis de armazenamento dos reservatórios instalados na bacia.
Sobradinho
A hidrelétrica de Sobradinho fica na Bahia, a 748km da foz do rio São Francisco. Além da geração de energia, o reservatório cumpre o papel de regularização dos recursos hídricos da região, que abrange munícipios como Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Operada pela CHESF, a hidrelétrica tem potência instalada de 1.050.300kW e seu reservatório tem capacidade de armazenamento de 34,1 bilhões de metros cúbicos – maior da bacia do São Francisco.
Xingó
Localizada entre Alagoas e Sergipe, a hidrelétrica de Xingó também é operada pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco. Com capacidade de armazenamento de 3,8 bilhões de metros cúbicos em seu reservatório, Xingó tem uma potência instalada de 3.162.000kW. A hidrelétrica está a 179km da foz do São Francisco, entre os municípios de Piaçabuçu (AL) e Brejo Grande (SE).
Rio São Francisco
O rio São Francisco nasce na Serra da Canastra (MG), e chega a sua foz, no Oceano Atlântico, entre Alagoas e Sergipe, percorrendo cerca de 2.800 km, passando por Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. A área possui 503 municípios e engloba parte do Semiárido, que corresponde a aproximadamente 58% dessa região hidrográfica, que está dividida em quatro unidades: Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco.