O diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Sandoval Feitosa, afirmou nesta terça-feira (21) que, com as atuais previsões climáticas, a bandeira tarifária deve permanecer verde durante todo o ano.
Em janeiro, a bandeira tarifária já está verde, reflexo da queda nos custos de geração de energia por causa das condições climáticas favoráveis.
Em contraste, em setembro de 2024, durante a seca histórica registrada no 2º semestre, foi acionada a bandeira tarifária vermelha no patamar 2, o mais extremo. Isso ocorreu por causa da previsão de chuvas abaixo da média até o final do ano de 2024 e pela expectativa de crescimento do consumo de energia.
Segundo ele, um possível “estresse maior” durante o período seco deste ano poderia resultar na ativação da bandeira amarela ou vermelha.
“Em alguns momentos de um estresse maior durante o período seco, pode ocorrer momentaneamente de a bandeira variar entre amarela e vermelha, mas a perspectiva para o ano é muito favorável e nós também esperamos que o comportamento tarifário ao longo do ano seja o mais previsível possível”, declarou a jornalistas na sede da agência, em Brasília.
A bandeira tarifária é um indicador importante para a economia no geral. O valor da tarifa de energia elétrica é um dos principais componentes que pressionam a inflação. Uma conta de luz mais baixa representa um custo menor tanto para as famílias quanto para o comércio e a indústria.
Fonte: Poder360