Aproveitar os feriados para estudar é uma opção que vem sendo seguida por muitas pessoas, em busca de aperfeiçoar os conhecimentos e se preparar para etapas importantes, como concursos públicos, exames seletivos ou processos de progressão de carreira. Para quem está focado neste objetivo, o ano de 2026 oferecerá muitos espaços livres em seu calendário: dos 10 feriados nacionais programados por lei, sete vão cair em uma sexta-feira ou segunda-feira, podendo ser juntados com o final de semana. Isso sem contar os feriados estaduais e municipais, definidos em cada região.
Em Sergipe, segundo o Decreto estadual nº 1.333/2025, 16 datas estão programadas para feriados e pontos facultativos. Destas, apenas três cairão em quartas-feiras, no meio da semana: o dia de São João (24 de junho), que é ponto facultativo no Estado, mas feriado municipal em Aracaju e outras cidades, o da Emancipação Política de Sergipe (8 de julho), feriado para todo o Estado, e o Dia do Servidor Público (28 de outubro), que vale apenas para os servidores estaduais. A capital tem ainda outros dois feriados tradicionais: o Aniversário de Aracaju (17 de março) e o dia da padroeira, Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro), que neste ano cairão em terças-feiras, assim como o feriado nacional de Tiradentes (21 de abril).
Elas somam-se às tradicionais festas populares e religiosas, como o Carnaval (segunda e terça), a Quarta-Feira de Cinzas, a Sexta-Feira da Paixão, o Corpus Christi (quinta) e as vésperas de Natal e Ano Novo, que oficialmente são pontos facultativos nacionais. Estas datas do centro da semana (terças e quintas) abrem a possibilidade de que as segundas e sextas seguintes sejam “enforcadas”, isto é, emendadas com os fins de semana.
Os feriados atendem principalmente aos estudantes e trabalhadores regidos pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), regime de trabalho que, em regra, garante o descanso remunerado e proíbe o trabalho nos feriados, mas permite exceções para atividades essenciais (saúde, transporte) ou por acordo/convenção coletiva, exigindo pagamento em dobro ou folga compensatória em outro dia. É este tempo livre que pode ser aproveitado em cursos voltados ao aperfeiçoamento técnico e intelectual, o que é visto como um investimento importante na carreira.
“O ano de 2026 será um ano de muitos feriados. A vantagem do feriado é aproveitar o tempo livre para se dedicar ao seu foco: já que você não vai trabalhar, ou não estará formalmente na universidade com aula, aproveita esse tempo para atualização, para focar no seu propósito, no que você deseja para a sua vida, evitando, assim, as distrações. Utilize esses tempos livres para se dedicar ainda mais nos estudos, no foco de estudar para um concurso, na busca da capacitação para a empregabilidade”, afirma a gerente do Unit Carreiras, Janaína Machado.
As datas favorecem muito a realização de eventos corporativos de qualificação profissional, como exposições, congressos e seminários, que reúnem participantes de várias cidades. No entanto, a principal opção da maioria das pessoas é estudar em casa, diante do computador, aprofundando-se na leitura e no estudo. Esta possibilidade ficou mais ampla com a utilização e ampliação dos meios tecnológicos, que favoreceram os cursos híbridos e virtuais, dos quais os interessados podem escolher as horas e dias em que querem assistir e fazer as aulas.
“Os meios tecnológicos ajudaram muito na educação, fazendo com que o professor saísse da sala de aula e fosse para qualquer lugar e qualquer hora, o que é muito positivo. O estudo autônomo é muito importante e permite à pessoa aproveitar esse tempo livre para entrar em canais, cursos online muito interessantes, várias plataformas de cursos gratuitos, de altíssimo nível. Dependendo do que você deseja e da capacitação que você precisa, é bom aproveitar esse tempo para estudar e se dedicar”, reforça Janaína.
Sem distrações
Um dos grandes desafios enfrentados por quem quer dedicar-se aos estudos nas folgas e feriados, é justamente evitar as distrações oferecidas pelos streamings de vídeo, pelas redes sociais e pelos jogos de celular. De acordo com a gerente do Unit Carreiras, uma das formas de driblar essas distrações está na própria internet, através dos sites e plataformas de cursos. “Sem sombra de dúvidas, essa é a melhor forma para aproveitar os feriados. Aproveitar para se capacitar, para se desenvolver, estudar, fortalecer e fazer leitura, muita leitura. Eu acho que hoje a gente tem muita concorrência do estudo. É muito difícil, não é fácil, mas é necessário. Eu digo sempre que para a gente dizer um sim, a gente precisa dizer vários nãos”, recomenda ela.
O tempo de estudos nos feriados pode ser conciliado com o lazer, a família, o descanso e os passeios, através da busca pelo equilíbrio entre as prioridades. É aqui que entra a necessidade de administrar o próprio tempo. “O tempo é um recurso finito, ele acaba. Nós temos 24 horas no dia, sendo que a gente dorme, nós temos pausas… É importante organizar o tempo, fazer uma lista de tarefas, entender como você vai dividir esse feriado, dedicar-se ao descanso, dedicar a família, mas não esquecer do seu propósito, da sua vontade e pra onde você está querendo chegar. E pra isso tem um caminho a ser percorrido, principalmente com capacitação”, conclui Janaína.
Fonte: Asscom Unit




