ARACAJU/SE, 27 de outubro de 2024 , 2:25:26

logoajn1

Apae Aracaju comemora 48 anos de fundação

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju (Apae) realiza até a próxima sexta-feira (26), uma vasta programação em comemoração aos 48 anos de fundação da entidade, que coincide com a semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

 

No shopping Jardins, em frente a loja Colombo, foi montado um stand onde as pessoas podem conhecer um pouco mais das atividades desenvolvidas pela Apae e contribuir com a entidade através do cofrinho solidário. 

 

Nesta segunda-feira (22) e na quinta-feira (25),às 16 h, acontecem apresentações culturais na praça de eventos do shopping Prêmio, em Nossa Senhora do Socorro, com o Coral BatucAPAE. Além disso, será exposto no local peças de carpintaria produzidas pelos assistidos. Na sexta-feira (26), a partir das 9h na sede da Apae, no bairro Industrial, haverá uma confranternição entre funcionários, voluntários, parceiros e assistidos, e a apresentação da cantora Adaniele de Maik.

 

Reabilitação

 

Além de celebrar os seus 48 anos, marcados, muitas vezes, por momentos extremamente difíceis, a Apae de Aracaju se prepara para uma mudança significativa em sua estrutura que será um divisor de águas na história da entidade. É que, em breve, a instituição será transformada em Centro Especializado de Reabilitação para pessoa com deficiência intelectual e física (CER II) atendendo não só aos seus assistidos, como também a pacientes externos, agora em maior quantidade.

 

O Centro é fruto de um convênio entre a entidade e o Ministério da Saúde, que já solicitou à Apae  as adequações necessárias a fim de atender aos requisitos exigidos pelo Órgão Federal, como a ampliação do setor de fisioterapia e a contratação de outros especialistas, como neuropediatra, fisiatra, psiquiatra, ortopedista, para compor a nova equipe multidisciplinar.

 

O Ministério da Saúde, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), fará o custeio mensal no valor de R$ 140 mil para manutenção dos serviços como, a reabilitação física e intelectual  de crianças, adolescentes e agora, também, de adultos.

 

Segundo o presidente da Apae de Aracaju, Max Guimarães, a instituição já está em processo de contratação para aumento do quadro de profissionais e a previsão é de que já iniciem atendimento daqui a 30 dias.  “Estamos ansiosos. Esse será um atendimento importantíssimo que ampliará a nossa oferta”, comemora.

 

Os serviços atenderão toda a população sergipana, sendo a Apae  responsável pelo atendimento das regionais de saúde de Nossa Senhora do Socorro,  Propriá, Lagarto, Estância, Itabaiana, e Nossa Senhora da Glória e o Centro Integrado Raio do Sol, que também foi habilitado pelo MS nos mesmos moldes da Apae, será responsável pela assistência na regional de Aracaju.

 

*Com informações da Ascom Apae

Você pode querer ler também