A nova área de atendimento à saúde da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) localizada no bairro Industrial, em Aracaju, foi inaugurada às 9 h desta quarta-feira (20). No local foram construídos mais três novos consultórios médicos, que foram equipados e dotados de toda estrutura para oferecer comodidade aos pacientes e profissionais da entidade.
Além disso, com o novo espaço, denominado Clínica Manoel dos Santos Carvalho (CMASC), em homenagem a um dos fundadores da instituição, foi reaberto o setor de estimulação precoce que será voltado para acolher, principalmente, casos de microcefalia em Sergipe, demanda que, segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde, tem aumentado diariamente.
A sala de fisioterapia também ganhou novos e modernos equipamentos, a exemplo do pediasuit, um tipo de macacão que reduz drasticamente o tempo de tratamento do paciente se comparado aos procedimentos convencionais.
Agora a Apae dispõe de nove consultórios e passa a contar com uma equipe de 11 profissionais – assistente social, psicólogo, dentista, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista, auxiliar de enfermagem e fisioterapeutas.
Mensalmente a área de saúde da Apae de Aracaju atende uma média de 180 pacientes. Agora com a inauguração da nova estrutura, a expectativa dos gestores é que a instituição aumente em mais de 80% no número de atendimentos.
Para que a nova área de consultórios ficasse pronta foram gastos cerca do R$ 80 mil, recurso que é resultado da parceria com o Caju Cap, título de capitalização que tem como mantenedor o Invest Cap. Mesmo com a parceria, a instituição ainda se mantém em funcionamento através da colaboração da população, da Deso e Instituto Banese.
* Com informações da Ascom Apae