A cidade de Aparecida, no agreste sergipano, vive a expectativa dos festejos em honra de sua excelsa padroeira. Com uma expressiva participação de fiéis e devotos, a programação do novenário começou no dia 3 e terá o seu coroamento nesta quinta-feira (12), feriado nacional.
Um dos momentos mais aguardados do dia solene é a tradicional romaria, que tem como ponto de partida o povoado Queimadas, em Ribeirópolis. Os romeiros irão sair logo após a Santa Missa, às 6h, com chegada prevista para 10h. Para a vigésima edição dessa caminhada penitencial, os organizadores estimam a participação de cerca de 150 mil pessoas.
Em 2015, a Romaria foi declarada como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe (Lei Estadual nº 63/2015). Com 8km de extensão, o trecho da Rodovia SE-175, entre os municípios de Ribeirópolis e Aparecida, passou a ser denominado de “Rodovia dos Romeiros” (Lei nº 8.728 de 11 de agosto de 2020).
Por causa do significativo número de fiéis e devotos, a paróquia de Aparecida programou a realização de sete celebrações eucarísticas: 4h30, 6h, 7h, 8h e 12h (dentro da Matriz) e 10h, missa solene presidida pelo administrador apostólico da Arquidiocese de Aracaju, dom Vítor Agnaldo. Às 16h, haverá a procissão e missa de encerramento dos festejos, com dom Geraldo Freire (Congregação do Santíssimo Redentor), bispo diocesano de Iguatu (CE).
A paróquia Nossa Senhora Aparecida faz parte do Vicariato São Lucas e da Forania Porta do Céu, e está sob os cuidados pastorais do padre Felipe Serafim, missionário redentorista.
Fonte: Arquidiocese de Aracaju