Da redação, AJN1
A pesquisa PNAD COVID19, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que dos cerca de 2,323 milhões de pessoas residentes em Sergipe, apenas 417 mil tinham plano de saúde em setembro. Esse número apresentou estabilidade em relação ao mês de agosto (405 mil).
Nacional
Sete em cada dez brasileiros dependem exclusivamente do sistema público de saúde para tratamento. São mais de 150 milhões de pessoas que não têm acesso a planos de saúde privados. Os dados são de 2019 e não incluem eventuais efeitos da crise econômica gerada pela pandemia na capacidade dos brasileiros a pagar por saúde privada — apenas entre março e julho, 327 mil brasileiros ficaram sem plano de saúde, de acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde).
A Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE reforça ainda a existência de grandes desigualdades no acesso a planos privados, que são mais comuns no Sul e no Sudeste e entre pessoas brancas e com maior renda, e no uso da rede pública, mais concentrado na população de baixa renda.