Lançado em julho do ano passado, o aplicativo "Disque Denúncia SE" da Secretaria de Segurança Pública (SSP) tem se tornado uma importante ferramenta no combate a criminalidade. Em cinco meses de funcionamento, o aplicativo já dispõe de 4.664 usuários cadastrados e recebeu 694 denúncias, sendo 228 delas com a identificação e informações sobre os suspeitos.
Os crimes mais denunciados tem sido roubo e tráfico de drogas. O aplicativo tem o objetivo de fazer da população uma colaboradora no trabalho policial. Com ele, o denunciante não precisa ir a uma delegacia ou fórum para passar informações que possam ajudar na elucidação e combate a crimes.
O sistema é simples e de fácil navegação. Basta apenas que o denunciante cadastre e-mail e senha para poder utilizá-lo. Todos os dados fornecidos permanecem em sigilo. O secretário de Segurança Pública, João Batista dos Santos Júnior, explicou que a ideia é aproximar o cidadão da polícia e inseri-lo na luta contra o crime, já que a nova tecnologia preserva o anonimato.
“A pessoa que passa a informação não se compromete em ter que comparecer à delegacia ou ao fórum para prestar esclarecimentos, mas torna-se uma parceira indispensável da segurança pública”, disse João Batista.
Nos cinco meses de funcionamento foram registradas 694 denúncias, uma média de quatro denúncias por dia. As notificações recebidas são averiguadas para se constatar a sua veracidade. A partir daí são repassadas para unidades especializadas ou delegacias da capital e interior.
Do total de denúncias, quase 30% foram encaminhadas com fotos e vídeos e mais de 56% das informações passadas já apontavam uma localização exata no mapa sobre pontos de tráfico ou de suspeitos. Até o momento cerca de 300 pessoas já foram denunciadas através do aplicativo.
Como utilizar
Após realizar o cadastro, o usuário é levado à próxima tela onde vai escolher o tipo de denúncia que deseja fazer. Uma lista de crimes é mostrada e ao clicar sobre o nome, uma nova aba aparece para que o usuário descreva o crime. Caso tenha interesse, ele pode ainda incluir fotos, vídeos ou mapas.
Após esses procedimentos, um resumo de tudo que foi feito pelo denunciante aparece para conferência. As informações são encaminhadas diretamente para a sede do Disque Denúncia 181, para serem apuradas pelas equipes da Polícia Civil.
* Com informações SSP