No início da manhã desta terça-feira (26), os aprovados no último concurso realizado em março de 2014 pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizaram uma manifestação em frente ao Hospital Universitário de Sergipe (HU) com o objetivo de cobrar a convocação imediata, já que o concurso vence em maio próximo.
O concurso em questão foi realizado para preenchimento de mais de 1,2 mil vagas na área de saúde do HU. Os concursados alegam que a Ebserh não convocou ainda devido ao atraso nas obras da maternidade e do anexo que estavam sendo construídos no HU, porque a empresa responsável pela obra faliu.
“Eles usam essa justificativa. Em outros estados, por exemplo, muitos enfermeiros foram convocados, aqui cada convocação chama um, no máximo dois, porque o HU é pequeno e não tem vagas”, revela Neylor Aragão, aprovado para o cargo de enfermeiro.
HU
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) informou, por meio de nota, que a licitação para a conclusão das obras do Anexo Hospitalar, prédio que abrangerá serviços como Oncologia e Transplantes, foi finalizada e as obras serão retomadas em março de 2016. Segundo o HU, o prédio está com 85% da sua parte estrutural concluída e a retomada permitirá a execução dos 15% restantes.
Com relação às convocações, o HU disse que até o momento já foram convocados 674 dos 1.214 aprovados, ou seja, 56%. No entanto, destes, cerca de 27% não se adequaram às exigências das normas contratuais e renunciaram ao cargo.
As novas convocações poderão ser feitas até maio de 2016, mas existe a previsão de renovação do concurso. Desta forma, os aprovados dentro do número de vagas serão convocados, seguindo a legislação vigente, até maio de 2018. As convocações ocorrerão de acordo com critério estabelecido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.