Aracaju é a 25ª cidade mais violenta do mundo, diz ONG
Da redação, AJN1
O mais recente estudo feito pela Organização Não Governamental (ONG) mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal, divulgado nesse fim de semana, aponta Aracaju como a 25ª cidade mais violenta do mundo, com taxa de 48,77 em homicídios para cada 100 mil habitantes. Especialistas da entidade listaram as 50 cidades mais violentas em todo planeta, tendo 2018 como ano base. O topo da lista é ocupado por Tijuana, no México, a cidade mais violenta do mundo.
Se comparada com a pesquisa divulgada no ano passado, quando estava na 18ª posição com uma taxa de 58,88 homicídios por 100 mil habitantes, a capital sergipana apresentou uma pequena redução nos índices de violência.
Conforme o levantamento, das 50 cidades que fazem parte da lista, 15 estão no México, 14 no Brasil, 6 na Venezuela e 4 nos Estados Unidos.
Critério
A ONG informou que elabora o ranking com “o objetivo político cidadão de chamar atenção à violência nas cidades, sobretudo na América Latina, para que governantes se vejam pressionados a cumprir com seu dever de proteger os governados e garantir seu direito à segurança pública”.
A organização usa como critério a taxa de homicídios por 100 mil habitantes oficial em cidades de 300 mil habitantes ou mais, além de fontes jornalísticas e informes de ONGs e organismos internacionais.
1º Trimestre
De acordo com relatório divulgado pela Secretaria de Segurança Pública na última quinta-feira (4), apenas no primeiro trimestre deste ano foram contabilizados 200 homicídios dolosos em Sergipe. Quando comparado ao mesmo período de 2018, houve uma redução de 33,8%.
O índice ainda é muito elevado e não há o que se comemorar, principalmente depois da saída das tropas da Força Nacional do Estado após mais de dois anos ajudando no combate à criminalidade.
Veja quais são as cidades mais violentas do mundo: