Entrou em operação neste domingo (1º) o sistema de fiscalização automatizada dos corredores exclusivos de ônibus em Aracaju. A medida, segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), tem como objetivo coibir a circulação irregular de veículos nessas faixas nos horários de restrição, garantindo maior fluidez ao transporte coletivo.
A fiscalização ocorre de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 19h. Nesse período, o tráfego nos corredores é permitido apenas para ônibus, táxis e transportes escolares devidamente identificados, além de veículos de urgência e emergência. Aos fins de semana e feriados, o uso das faixas é liberado para todos os veículos.
De acordo com a SMTT, antes da implantação do sistema automatizado, a fiscalização era realizada exclusivamente de forma presencial por agentes de trânsito. A nova tecnologia amplia e informatiza esse trabalho, permitindo uma atuação mais contínua, já que não é possível manter equipes em todos os trechos durante todo o horário de restrição.
O diretor de Trânsito da SMTT, Julio César Zambon, avalia que a medida representa um avanço na gestão do trânsito da capital e contribui para a melhoria do transporte público, ao reduzir interferências do tráfego geral e tornar as viagens mais rápidas e previsíveis.
“A fiscalização automatizada amplia a capacidade de controle sobre o uso irregular dos corredores de ônibus, garantindo maior regularidade na circulação do transporte coletivo. Isso contribui para reduzir interferências, dar mais previsibilidade ao tempo de viagem e assegurar que a prioridade ao ônibus seja respeitada, beneficiando milhares de usuários que dependem diariamente do sistema”, declarou.
A tecnologia utilizada é composta por câmeras capazes de identificar as placas dos veículos que circulam de forma irregular nos corredores exclusivos. As possíveis infrações são previamente selecionadas pelo sistema, mas nenhuma autuação é gerada automaticamente. Todas as ocorrências passam por análise e homologação de um agente de trânsito, garantindo precisão técnica e respaldo legal ao processo.
*Com informações AAN





