A Prefeitura de Aracaju participou, na manhã desta sexta-feira, 14, de leilão na operadora Bolsa Brasil Balcão (B3), em São Paulo, no qual foi escolhido o consórcio de empresas que modernizará toda a iluminação pública da cidade. A iniciativa colocou a capital sergipana como a primeira cidade do país a realizar uma Parceria Público-Privada, apoiada pelo Fundo de Estruturação de Projetos (FEP) do governo federal. De maneira inédita, Aracaju terá todo o seu parque de iluminação substituído por lâmpadas com tecnologia LED. O prefeito Edvaldo Nogueira participou da cerimônia ao lado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
Após a abertura dos envelopes, com as 15 propostas das empresas e concessionárias interessadas em estabelecer a PPP com o município, foi escolhido o Consórcio Conecta Aracaju, que apresentou o menor preço. À concessionária, caberá substituir, em até dois anos, os 58.763 pontos de luz da cidade, com uso de lâmpadas de LED e telegestão, num investimento aproximado de R$ 82 milhões. Além do desenvolvimento e modernização do parque de iluminação, que passará a ser dotado de uma tecnologia mais econômica e ambientalmente favorável, o consórcio vai gerir a rede por um período de 13 anos.
“É uma alegria grande para a Prefeitura de Aracaju poder encerrar hoje este processo, que é fruto de um Planejamento Estratégico, iniciado em 2017, e que tem como base a eficiência da gestão e a melhoria do ambiente dos negócios na cidade”, destacou o prefeito Edvaldo Nogueira.