ARACAJU/SE, 28 de novembro de 2024 , 13:44:51

logoajn1

Aracaju realiza 23ª Parada LGBTQIAPN+ neste domingo (11), na Orla da Atalaia

 

Sergipe realiza, neste domingo (11), a 23ª Parada LGBTQIAPN+. O evento vai ocorrer a partir das 13h na Orla da Atalaia, um dos principais cartões-postais. O tema escolhido – “Família é quem respeita você” – homenageia Keith Haring, ativista e artista que contemplava núcleos familiares diversificados, bem como a complexidade das relações sociais e identitárias que envolvem gênero e sexualidade.

Várias drag queens, grupos de dança, cantores e DJs e estão confirmados e prometem muita alegria e diversão no local.

Autoteste e ações educativas

A fim de levar ações educativas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa IST/Aids, estará presente na 23ª Parada LGBTQIAPN+, que acontece no domingo (11), na Orla da Atalaia, a partir das 13h. O trabalho é voltado para a conscientização das pessoas, com orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e distribuição de preservativos femininos e masculinos para uma relação sexual segura.

Na ocasião, também será ofertado o autoteste para a detecção de HIV, levando mais prevenção e conhecimento sobre o diagnóstico precoce. O autoteste é realizado pela própria pessoa, sozinha ou acompanhada de alguém da sua confiança, em um ambiente familiar de sua preferência. “O autoteste será estimulado para ser feito na hora dentro do Camisildo. Caso a amostra seja reagente, será encaminhado para um serviço de saúde para a confirmação, pois é um teste de triagem”, explicou o médico e referência técnica do Programa IST/Aids, Almir Santana.

Além disso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) também marcará presença no evento com a Unidade de Suporte Básico (USB) e com uma dupla de motolância para garantir assistência pré-hospitalar de forma qualificada, segura e célere. A Central de Regulação de Urgência ficará em canal prioritário para qualquer necessidade adicional.

Fontes: ASTRA e SES

 

Você pode querer ler também