ARACAJU/SE, 28 de julho de 2025 , 15:59:37

Aracaju realiza plantio inédito de mudas de mangue em comemoração ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais

 

Na próxima terça-feira (29), Aracaju protagoniza um marco inédito na preservação ambiental da cidade: pela primeira vez, mudas de mangue produzidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) através do Horto Municipal, serão plantadas por sua equipe técnica em área natural. A ação ocorrerá no bairro Lamarão, nas imediações do Conjunto Habitacional Carlos Pina de Assis, e faz parte da estratégia de restauração de áreas degradadas de manguezal.

As 100 mudas da espécie Rhizophora mangle (mangue-vermelho) foram cultivadas no Horto Municipal, localizado no Parque Governador Augusto Franco (Parque da Sementeira), a partir de um projeto experimental iniciado este ano pela Sema. A produção e o plantio são conduzidos por servidores capacitados do próprio Horto, o que representa um avanço técnico e institucional para o município.

Segundo a secretária do Meio Ambiente, Emília Golzio, a iniciativa reforça o papel do Horto na atividade de cuidado ambiental. “O mangue é berço de vida, é onde começa a cadeia alimentar de boa parte da nossa biodiversidade marinha, e também é um dos maiores aliados na luta contra as mudanças climáticas por sua enorme capacidade de estocar carbono, o chamado carbono azul. Ao plantar e produzir mudas de mangue, estamos não apenas restaurando um ecossistema essencial, mas também reafirmando o compromisso de Aracaju com a preservação ambiental, com as futuras gerações e com o equilíbrio climático do planeta”, afirma Emília.

A área escolhida para o plantio no Lamarão foi previamente mapeada e preparada para receber as mudas. O trabalho envolve a avaliação da salinidade, umidade do solo e o histórico da vegetação local. De acordo com o coordenador do Horto Municipal, José Marques, o momento é simbólico para todos. “A produção das mudas de mangue tem sido um trabalho muito enriquecedor, porque estamos desenvolvendo um protocolo de cultivo específico para as espécies da nossa região. Todo o processo começa com a coleta dos propágulos na faixa litorânea de Aracaju, especialmente nas áreas da Praia Formosa e do mangue da 13 de Julho, que deram origem às mudas que serão plantadas no Lamarão. A ideia agora é ampliar essas coletas para outras áreas da cidade e também para diferentes regiões do estado de Sergipe”, explicou.

Além do aspecto ambiental, a ação terá caráter educativo. Participarão do plantio moradores do Lamarão, estudantes da região, os 15 integrantes do projeto “Guardiões do Clima” e instituições parceiras. A intenção da Prefeitura é identificar novas áreas para reflorestamento e envolver cada vez mais a população nas ações de preservação.

*Com informações AAN

Você pode querer ler também