ARACAJU/SE, 17 de agosto de 2025 , 15:26:45

Aracaju recebe Simpósio para filhos de pais idosos com doença de Alzheimer

 

O IX Simpósio para Filhos de Pais Idosos com Doença de Alzheimer, “prevenção, diagnóstico, tratamento e desafios”, aconte partir das 8h do dia 16, na Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease), no bairro Jardins, em Aracaju

O evento é aberto ao público e para ter acesso é preciso doar um pacote de fraldas geriátricas que será destinado ao Lar Dulce Lar, Lar Isaias Gileno Barreto e o Same – Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição. As inscrições podem ser feitas através do site: https://www.sympla.com.br/ix-simposio-para-filhos-de-pais-idosos-atencao-e-cuidado-ao-alzheimer__2151770. Mais informações podem ser obtidas através do número (79) 9 9895-4054.

O evento promovido pelo Espaço Ativo, vai contar com uma equipe de geriatria e gerontologia com expertise no diagnóstico e tratamento da Doença de Alzheimer, onde fará uma abordagem com esclarecimentos e orientações sobre tudo que está em torno da Doença de Alzheimer, ensinando o melhor cuidado, além de contribuir para a prevenção da doença.

“Nesta edição abordaremos temas voltados a familiares e cuidadores com foco na Doença de Alzheimer, mantendo nossa responsabilidade social em levar conhecimento e contribuir para um melhor cuidado dos idosos portadores de Transtorno Neurocognitivo Maior secundário a esta doença. O objetivo é passar a informação científica e confiável para as pessoas e quebrar as crenças de que Alzheimer não se pode evitar e de que não há tratamento, além de que, nem todo esquecimento é considerado Alzheimer, e a investigação criteriosa para o diagnóstico preciso faz toda a diferença”, explica médica geriatra Juliana Santana, que será uma das palestrantes.

Atualmente já são 40 milhões de pessoas com Alzheimer no mundo e em 2050 este número irá quadruplicar. “Imagine que esta é uma doença crônica em que o indivíduo aos poucos fica dependente do outro, além de uma série de sintomas comportamentais que impactam na saúde emocional da família. Essa é uma doença muito sofrida e muito cara. Hoje ela é subdiagnosticada e subtratada, o que complica mais ainda. O evento é sensacional, pois a equipe acredita que a educação em saúde é o melhor caminho para promoção de um envelhecimento ativo e saudável. O evento contribui ainda com as instituições de longa permanência”, finaliza a geriatra.

Programação completa:

  • 8h – Abertura
  • 8h20 – Novas perspectivas para prevenção, diagnóstico e tratamento da doença de Alzheimer – geriatra Juliana Santana
  • 8h50 – Uso da cannabis medicinal na Doença de Alzheimer – psiquiatra Gabriela Nabuco
  • 9h50 – Meu familiar tem doença de Alzheimer, como posso prevenir? – neuropsicóloga Priscila Arizzi
  • 9h30 – Relação intestino cérebro – qual a relação com a doença de Alzheimer? – médica Flavia Roberta Silvestre Gomes
  • Discussão – 9h50
  • 10h10 -Intervalo
  • 10h30 – Papel da reabilitação cognitiva no tratamento da Doença de Alzheimer – terapeuta ocupacional Edla Pereira
  • 10h50 – Urgência e emergência: sinais de alerta no paciente demenciado – Rafael ( Vital Med).
  • 11h10 – Como deve ser o perfil de cuidador de pacientes com quadro demencial – geriatra Izabelle Lisboa
  • 11h30 – Qual é a importância do geriatra na condução do paciente com doença de Alzheimer? geriatra Luana Brandão
  • 12h – Discussão
  • 12h30 – Sorteios dos patrocinadores
  • 13h – Encerramento

Fonte: Assessoria de Imprensa

Você pode querer ler também