Agentes de Saúde de Aracaju esteviram hoje (20) no bairro Suíssa para um multirão de combate ao mosquito da dengue (Aedes aegypti). Em Aracaju, do início do ano até agora, já foram notificados quatro casos de dengue, 24 de chikungunya, e um de zika.
As ações do multirão englobam identificação e eliminação do mosquito, serviços de educação, varrição, capinação, roçagem mecanizada e coleta de resíduos descartados incorretamente em terrenos baldios e vias públicas da localidade.
De acordo com a supervisora Edjeane Scarlet Figueiredo, no bairro Suíssa foram notificados três casos de dengue, sete de chikungunya, e nenhum de zika. A melhor forma de combate é a participação da população, evitando o acúmulo de água parada e fazendo a limpeza regular de reservatórios.
Cuidados
Para eliminar criadouros os cuidados são simples: manter os reservatórios bem fechados; fazer a manutenção correta dos locais que acumulam água, como piscinas e bebedouros de animais; cuidar para manter lixeiras fechadas e fazer o descarte correto do lixo ou entulho; guardar pneus e garrafas em local coberto ou fazer o descarte correto; colocar areia nos pratos das plantas; e fazer a limpeza e a manutenção correta das calhas.