ARACAJU/SE, 23 de dezembro de 2025 , 19:06:12

Aracaju vai sediar a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, maior evento do setor na América Latina

 

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, recebeu na manhã desta terça-feira (23), em seu gabinete, representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA-SE) para oficializar a realização da 81ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), na capital sergipana. Considerado o maior evento da América Latina nas áreas de engenharia e tecnologia, promovido pelo Sistema Confea/CREA, a SOEA deve reunir mais de 5 mil profissionais do Brasil e do exterior.

Pela primeira vez realizada em Sergipe, a SOEA acontecerá entre os dias 13 e 16 de outubro de 2026, no Centro de Convenções AM Malls, com uma programação ampla que inclui mais de 200 palestras, além de debates técnicos e atividades integradas. A programação terá início no dia 12 de outubro, com a tradicional Corrida da Engenharia e da Agronomia, para a qual o conselho solicitou apoio logístico da Prefeitura de Aracaju.

Durante o encontro, a prefeita Emília Corrêa destacou a importância do evento para o desenvolvimento da cidade e para o fortalecimento da imagem de Aracaju nos cenários nacional e internacional. Também participaram da reunião o secretário municipal de Turismo, Fábio Andrade, e a secretária municipal de Comunicação, Gleice Queiroz, reforçando o alinhamento entre as pastas para a realização do evento.

Segundo a prefeita, a escolha da capital sergipana como sede da SOEA demonstra que o município está preparado para receber eventos de grande porte.“Aracaju cresce e passa a ser vista pelo Brasil e pelo mundo. Estamos falando do maior evento da América Latina nas áreas da engenharia e da agronomia, com mais de 80 edições, que pela primeira vez acontece aqui. Isso vai movimentar a cidade, a rede hoteleira, o comércio e o turismo, além de trazer profissionais de todo o país e do exterior. Aracaju está de portas abertas”, afirmou a prefeita.

O presidente do CREA Sergipe, Dilson Luiz, ressaltou o caráter histórico da escolha de Aracaju como sede do evento, especialmente no ano em que o conselho regional completa 50 anos de atuação.“Vamos trazer para Aracaju profissionais de todo o Brasil e do exterior, transformando a cidade na sede nacional da engenharia e da agronomia durante uma semana. É um evento que movimenta não apenas a área técnica, como também o turismo, a economia e diversos setores produtivos. Serão mais de 5 mil profissionais circulando pela cidade em um período de baixa estação, impulsionando hotéis, restaurantes, o artesanato e o lazer”, explicou.

Dilson também destacou que a realização da SOEA contribui para posicionar Sergipe como um novo polo de atração de investimentos e conhecimento. “Queremos plantar essa semente, unir toda a engenharia e mostrar Aracaju e Sergipe como novos pontos de desenvolvimento, turismo e alocação de recursos”, completou.

O secretário municipal de Turismo, Fábio Andrade, reforçou que o evento consolida Aracaju em um novo patamar no mercado de grandes eventos. “Receber a SOEA é a chancela de que Aracaju subiu de nível. Depois de mais de 80 edições, o evento chega à nossa cidade, demonstrando o compromisso e a seriedade da gestão. Ele movimenta toda a cadeia do turismo, mas também gera conhecimento, tecnologia e oportunidades para outros segmentos, como a engenharia pública”, pontuou.

Você pode querer ler também