ARACAJU/SE, 25 de novembro de 2024 , 21:34:36

logoajn1

Arqueólogos descobrem tumba do século XVII com ‘vampiros’ sob igreja na Polônia

 

Arqueólogos descobriram uma tumba com “vampiros” enterrada sob o chão da Igreja da Anunciação da Bem-Aventurada Virgem Maria, na vila de Pączewo, no norte da Polônia. Os restos mortais, datados do século XVII, foram encontrados depois que os cientistas identificaram uma laje de pedra com a gravura de um crânio.

A cerca de dois metros abaixo da laje, segundo o jornal inglês Daily Mail, foram encontrados três esqueletos. Um deles chamou a atenção dos pesquisadores, pois estava com uma foice em volta do pescoço, uma prática medieval que, segundo as crenças da época, impedia que os mortos retornassem à vida para aterrorizar os vivos.

Restos mortais são datados do século XVII

A descoberta reflete as lendas e crenças da Europa Central e Oriental desde o século XI. Naquela época, havia um medo de que certas pessoas, após serem enterradas, pudessem voltar à vida como vampiros sugadores de sangue.

Para evitar o retorno deles, as pessoas usavam estacas de metal, foices e cadeados em diferentes partes do esqueleto e até o sepultamento do cadáver de bruços. Em alguns casos, moedas eram colocadas sobre os olhos ou na boca do falecido, e redes de pesca eram usadas para envolver os corpos, como forma de mantê-los “presos” no túmulo.

Outras descobertas

A tumba de Pączewo é apenas a mais recente em uma série de descobertas semelhantes na Polônia. No início deste mês, por exemplo, arqueólogos encontraram os restos de uma “criança vampira” enterrada de bruços, a cerca de 600 quilômetros da Igreja da Anunciação da Bem-Aventurada Virgem Maria, no sudeste do país.

Outra vala comum, descoberta em 2023, continha mais de 400 vampiros decapitados com os crânios posicionados entre as pernas, além de uma moeda na boca.

Ainda em 2023, na vila de Pień, arqueólogos descobriram os restos mortais de outra “criança vampira” deitada de bruços, com um cadeado triangular preso ao pé. Em um local próximo, encontraram o esqueleto de uma mulher também com uma foice na garganta e um dedo do pé preso por um cadeado.

Fonte: O Globo

Você pode querer ler também