Os festejos juninos do Arraiá do Povo, em Aracaju, estão sendo transmitidos em cadeia nacional pela TV Brasil, através da afiliada TV UFS em parceria com o Governo do Estado. A transmissão iniciou neste sábado, 29, e finaliza neste domingo, 30, com objetivo de promover uma comunicação diversa, atenta ao regionalismo do maior arraiá junino de Sergipe.
A diretora-geral da EBC, Maíra Bittencourt, explicou que a transmissão faz parte do projeto Arraiá Brasil com emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). Segundo Bittencourt, que estava acompanhando a transmissão in loco, o projeto percorreu os municípios de Caruaru (PE), Campina Grande (PB), Mossoró (RN), Salvador (BA), Amargosa (BA) e encerrando na capital sergipana.
“As emissoras que compõem a RNCP ficaram responsáveis por essa transmissão. Tivemos cerca de 4 a 5 horas de transmissão em cada um dos dias do fim de semana, finalizando agora em Aracaju. Esse movimento fortalece a comunicação pública e a cultura regional, colocando na tela nacional aquilo que é importante para o nosso país. E é papel da comunicação pública também levar os múltiplos sotaques, as múltiplas realidades, formas de vida e manifestações culturais”, completou a diretora-geral da EBC.
A transmissão é feita pela TV UFS, que fechou parceria com o Governo de Sergipe. Segundo o superintendente de comunicação da Universidade Federal de Sergipe, Vitor Belém, a emissora está no ar com toda a programação local desde dezembro de 2023 e, pela primeira vez, em nível nacional, está realizando uma transmissão de grande porte.
“A parceria com o Governo do Estado foi fundamental para que pudéssemos fazer essa transmissão. A TV UFS é uma emissora recente, mas tem como propósito mostrar para o sergipano o melhor de Sergipe. E hoje temos a oportunidade de mostrar para o Brasil todo que nós fazemos um dos maiores festejos juninos do país”, finalizou o superintendente.
A transmissão acontece pela conta da TV UFS no Youtube, pela sintonia do canal 2.1 da TV UFS e pela TV Brasil.
País do forró
Durante 60 dias, o clima junino tomará conta do estado, fortalecendo o turismo, a cultura popular e aquecendo a economia em vários setores envolvidos na realização dos eventos. A programação do Arraiá do Povo e Vila do Forró é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Secretaria Especial da Comunicação (Secom), Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Banese, com apoio da Energisa, Netiz e Shopping Jardins, e patrocínio da Eneva, Pisolar, Deso, Maratá, GBarbosa e Serviço Social do Comércio (Sesc).