ARACAJU/SE, 23 de agosto de 2025 , 19:57:39

Assaí demitiu funcionário por fazer homem tirar a roupa em supermercado

 

A rede de supermercados Assaí demitiu nesta segunda-feira (9) um funcionário da unidade de Limeira, no interior de São Paulo, que teria sido o responsável pela abordagem vexatória de um homem. Um vídeo gravado dentro do supermercado mostra Luiz Carlos, de 56 anos, sem parte das roupas e cercado por ao menos dois funcionários da empresa. Ele teria sido abordado por seguranças na saída do estabelecimento e foi obrigado a se despir para provar que não havia roubado nenhum produto.

O caso aconteceu na sexta-feira (6). Segundo o que a esposa da vítima disse à EPTV, o marido foi ao supermercado para pesquisar preços e não comprou nada.

À emissora, o advogado da vítima disse que os seguranças do supermercado pediram que o homem inicialmente tirasse a camisa. “Nesse momento, ele tirou a camiseta e ficou só de calça. Ele já estava nervoso, chorando, completamente transtornado por conta da situação. Nesse momento ele tirou a calça, ficou só de cueca. Não pediram para retirar toda a roupa […] mas, diante da situação, até para defesa dele, para provar que não estava com nada, porque, até o momento que ele tinha tirado a parte de cima da roupa e ficou com a calça, os seguranças ainda desconfiavam dele, nesse momento ele tirou a roupa […] mas, diante da situação, até para defesa dele, para provar que não estava com nada, porque, até o momento que ele tinha tirado a parte de cima da roupa e ficou com a calça, os seguranças ainda desconfiavam dele, nesse momento ele tirou a roupa”, afirmou o defensor, conforme publicou o G1.

A vítima registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil por constrangimento.

Em nota ao Poder360, o Assaí Atacadista disse que abriu um processo interno de apuração ainda no final de semana, e afastou o funcionário responsável pela abordagem, que foi demitido nesta segunda-feira (9). “A companhia também entrou em contato com a família do cliente, tão logo soube do ocorrido, se desculpando e colocando à disposição para qualquer necessidade que ele tenha”, diz o comunicado.

A empresa declarou que outras providências “necessárias” serão tomadas assim que a investigação encerrar. “O caso deixa a companhia certa de que precisa reforçar ainda mais os processos com a loja em questão e todas as demais”.

Leia a íntegra da nota do Assaí Atacadista:

A empresa se desculpa pela abordagem indevida que causou o constrangimento ao sr. Luiz Carlos na última sexta-feira na unidade de Limeira. A companhia recebeu com indignação as imagens dos vídeos e se solidariza totalmente com o cliente.

Como decisão imediata, ainda no final de semana, foi aberto um processo interno de apuração, realizado o afastamento do empregado responsável pela abordagem e, hoje, concluído o seu desligamento. A companhia também entrou em contato com a família do cliente, tão logo soube do ocorrido, se desculpando e se colocando à disposição para qualquer necessidade que ele tenha.

Outras providências necessárias serão tomadas tão logo a investigação estiver encerrada. O caso deixa a companhia certa de que precisa reforçar ainda mais os processos com a loja em questão e todas as demais.

A empresa repudia qualquer ato que infrinja a legislação vigente e os direitos humanos. Considera o respeito como uma premissa fundamental para a boa convivência entre todos(as). O Assaí combate a violência, a intolerância e a discriminação, sejam elas de qualquer natureza, por meio de ações de conscientização, treinamento, compromissos públicos e manuais internos com orientação para os colaboradores e rede de relacionamentos, todos baseados no código de ética e na política de direitos humanos e de diversidade. No último semestre foram realizadas mais de 24 mil horas de treinamento sobre estes temas aos funcionários.

A cia reitera que não tolera abordagens que fazem qualquer juízo de valor em relação à classe social, orientação sexual, raça, gênero ou qualquer outra característica. O Assaí está ciente do seu papel e sua responsabilidade perante a sociedade, os mais de 50 mil colaboradores e milhões de clientes que passam diariamente em nossas lojas – por isso, valoriza e respeita a diversidade em todas as suas formas de expressão.

Fonte: Poder 360

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