Foi aprovada, pelos deputados e deputadas estaduais da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a Lei nº 9.716/2025, que declara a Pega de Boi no Mato, a Cavalgada e a Vaquejada como práticas esportivas e manifestações culturais. A iniciativa, de autoria do deputado Neto Batalha (PP), estabelece normas para a realização desses eventos, com o objetivo de garantir o bem-estar animal e a segurança dos participantes e do público.
A Pega de Boi no Mato é uma prática em que vaqueiros capturam bovinos soltos em áreas de mato previamente delimitadas. A Cavalgada consiste no deslocamento coletivo de cavaleiros e amazonas, com caráter cultural ou comemorativo. Já a Vaquejada é uma tradicional prova esportiva em que dois vaqueiros montados tentam derrubar um boi em uma área previamente determinada.
“Os eventos referidos nesta lei podem ser organizados nas modalidades amadora ou profissional, por entidades públicas ou privadas. Os organizadores devem adotar medidas obrigatórias para assegurar a proteção da saúde e da integridade física dos animais e dos participantes”, explicou o deputado Neto Batalha, autor da lei, na justificativa junta à propositura a época de sua apreciação na Alese.
A legislação reforça que é permitida a realização de eventos musicais ou artísticos simultaneamente às atividades de Pega de Boi no Mato, Cavalgada e Vaquejada, desde que sejam respeitadas as normas de segurança e de bem-estar animal.
Fonte: Agência de Notícias Alese