Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) aprovaram a Lei nº 8.899/2021, que institui o” Dia da Campanha Quebrando o Silêncio’, a ser comemorado anualmente no quarto sábado do mês de agosto. A iniciatica é de autoria do deputado Luciano Bispo (PSD).
A campanha tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a violência doméstica e incentivar a denúncia, especialmente nos casos que envolvem mulheres, crianças, adolescentes e idosos. A iniciativa integra o calendário oficial do Estado e reforça o papel da Alese na defesa dos direitos humanos e na promoção de políticas públicas voltadas à proteção das famílias sergipanas.
Iniciativa
A “Campanha Quebrando o Silêncio” é uma iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia e acontece em vários países da América do Sul. Em Sergipe, com o apoio da Alese, a campanha ganha, ainda mais força, alcançando escolas, comunidades e instituições com palestras, eventos e materiais informativos.
A legislação reconhece a importância de ampliar o debate sobre a violência dentro do lar, promover ações educativas e estimular uma cultura de paz e respeito. A data serve como um chamado à sociedade para que se una no combate a todo tipo de violência silenciosa, fortalecendo redes de apoio e garantindo visibilidade às vítimas.
A instituição dessa data é um passo importante na luta contra a violência doméstica. A Alese reafirma seu compromisso com uma sociedade mais justa, onde o silêncio não seja cúmplice da dor.
Canais de denúncia
Contatos telefônicos estão à disposição da população para denúncias de casos de violência doméstica. São eles: Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher; Disque 100 – Violação de direitos humanos; 190 – Polícia Militar; 197 – Polícia Civil.
Fonte: Agência Alese