O delegado sergipano Osvaldo Resende Neto recebeu uma carta de solidariedade neste sábado (27), da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Sergipe (ANOREG/SE). Resende é o delegado responsável pelo cumprimento dos mandados de prisão no estado da Paraíba, expedidos contra um bando que fazia roubo de cargas em Sergipe. Os criminosos estariam escondidos no estado paraibano.
Durante a ação, realizada na última quarta-feira (24), os policiais sergipanos suspeitaram do carro do empresário paraibano Gerfferson de Moura. Segundo a família, Gefferson estava viajando de João Pessoa-PB para Cajazeiras-PB, para visitar o pai, que foi diagnosticado com Covid-19 . Gefferson parou no trajeto para enviar mensagem de áudio para irmã, avisando que chegaria por volta de meia-noite. Ele foi interceptado pela polícia sergipana na cidade de Santa Luzia e sete tiros foram disparados contra o seu carro.
A polícia sergipana declarou que o suspeito portava uma arma, mas a família de Gefferson negou. A Polícia Civil da Paraíba emitiu laudo dizendo que a projeção do gotejamento de sangue no veículo do empresário indicava que ele não teria recebido socorro.
Após o ocorrido, a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe (Adepol/SE) manifestou em nota o seu irrestrito apoio e solidariedade ao delegado Osvaldo Resende e aos demais policiais, em desfavor dos quais foram cumpridos mandados de prisão temporária expedidos pela Justiça da Paraíba.
Desta vez foi a ANOREG/SE que resolveu se posicionar sobre o ocorrido. Confira abaixo a nota da ANOREG/SE na íntegra:
“NOTA DE APOIO E SOLIDARIEDADE ao Delegado Dr. Osvaldo Resende Neto
A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Sergipe – ANOREG/SE vem a público fazer as seguintes considerações:
Acreditando na isenção, imparcialidade e capacidade profissional dos integrantes das instituições envolvidas na averiguação e julgamento do ocorrido numa Operação Policial da Polícia Civil de Sergipe no estado da Paraíba.
Rogando pela maior agilidade possível para a perfeita elucidação dos fatos, para que as sociedades Paraibana e Sergipana tenham ciência da lisura, empenho, dedicação e profissionalismo do Dr. Osvaldo Resende, profissional de conduta ilibada, cidadão cumpridor dos seus deveres, servidor de trabalho escarpado, muitas das vezes pondo em risco a sua própria vida em função do cumprimento dos seus deveres laborais.
Valendo registrar que além das suas características pessoais e profissionais exemplares, é dotado de saber jurídico alcançado através dos seus esforços catedráticos, que lhe renderam alcançar o magistério em Universidades, Mestrado e Direito Constitucional, além de ser doutorando em Direito Penal pela UFBA.
Por todo o elencado, manifestamos a nossa irrestrita solidariedade e apoio ao Delegado Osvaldo Resende Neto.
Respeitosamente,
Antônio Henrique Buarque Maciel Silva
Presidente da ANOREG-SE”