Da Ascom, Amase
Coragem e ponderação são palavras que darão norte a nova gestão da Amase (Associação dos Magistrados de Sergipe), para o biênio 2016/2017. O juiz Antônio Henrique Almeida Santos, ao tomar posse nesta segunda-feira (1º), disse que pretende criar departamentos que aproximem ainda mais a classe da Associação e que terá uma atenção especial com a segurança dos magistrados. Além disso, assumiu o compromisso de manter as bandeiras de lutas da administração do juiz Gustavo Plech, a exemplo da eleição nos tribunais e a luta pelo não uso dos depósitos judiciais pelo governo.
O juiz Antônio Henrique Almeida ingressou há dez anos na magistratura sergipana, fato lembrado por ele, e nesta segunda chegou a presidência da Amase, e com um fato a destacar, a ampla participação dos magistrados durante a disputa eleitoral. “Poucas entidades contam com a participação de 100% na votação como foi a eleição passada na Amase. Foi uma disputa democrata que engrandece a classe” afirmou.
Na solenidade de posse, ocorrida no Auditório do Palácio de Justiça Tobias Barreto de Menezes, o juiz Gustavo Plech, se despediu de dois mandatos seguidos na Amase. Dentre as bandeiras de lutas empunhadas na administração dele, além das conquistas para sua categoria, ressalta-se o fim das incorporações salariais no Estado. “Na eleição para o governo convidamos e ouvimos o que cada candidato tinha para dizer e aprestávamos nossa proposta, e a nossa luta resultou num projeto de lei onde acabou com as incorporações. Era preciso a Previdência do Estado não tem como suportar”, afirmou o juiz Gustavo Plech.
A preocupação pela previdência do estado o fez criar um projeto de Aposentação Sustentável para magistrados, promotores, procuradores de Justiça, conselheiros e auditores do Tribunal de Contas do Estado. Além de apresentação aos colegas do judiciário entusiasmou o Ministério Público estadual e o Tribunal de Contas do Estado. Este é um assunto discutido nas instituições.
A representante da AMB – Associação dos Magistrados Brasileiros – a vice-presidente, Hadja Rayanne Holanda de Alencar, fez questão de ressaltar o trabalho do juiz Gustavo Plech e parabenizar o presidente empossado, Antônio Henrique, além de despertar na magistratura as lutas permanentes da classe.
Foram empossados ainda os demais membros da diretoria os magistrados: Fernando Luís Lopes Dantas – Vice-Presidente Geral -; Roberto Alcântara de Oliveira Araújo – Vice-Presidente –Secretário Geral -; Rosa Geane Nascimento Santos – Vice-Presidente de Patrimônio e Finanças-; e Sérgio Menezes Lucas – Vice-Presidente de Relações Institucionais.
Também tomaram posse os membros do Conselho Consultivo e de Defesa das Prerrogativas da Magistratura, os juízes Daniel Leite da Silva, Paulo Marcelo Silva Ledo, Aldo de Albuquerque Mello, Evilásio Correia de Araújo Filho e Alício de Oliveira Rocha.
Presenças
A posse do juiz Antônio Henrique foi muito concorrida com as presenças do desembargador José dos Anjos, presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Sergipe; da vice-presidente da AMB, Hadja Rayanne Holanda de Alencar; do Controlador-Geral do Estado, Adinelson Alves da Silva, representando o governador Jackson Barreto; o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo; o desembargador Edson Ulisses, vice-presidente do tribunal Regional Eleitoral; e do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Clovis Barbosa.
O procurador de Justiça Eduardo D’Ávila Fontes, Procurador-Geral de Justiça em exercício; Sandro Mezzarano Fonseca, representando o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe; o Defensor Público Geral, Jesus Jairo Almeida Lacerda; o Procurador-Geral do Município, Carlos Pina Júnior, representando o prefeito de Aracaju, João Alves Filho; o promotor Nilzir Soares Vieira Júnior, presidente da Associação Sergipana do Ministério Público, se fizeram presentes à solenidade.
Também compareceram presidentes diversos presidentes de associações de outros Estados. O presidente da Associação dos Magistrados do Piauí – Amapi -, Leonardo Lúcio Freire Trigueiro; o presidente da Associação Paulista dos Magistrados – Apamagis -; o presidente da Ameron – Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia -, Francisco Borges Ferreira Neto; o presidente da Associação Mato-Grossense dos Magistrados – Amam, José Arimatéa Neves Costa, além de outros dirigentes da AMB, Pedro Ivens Simões de França e Emanuel Bomfim C. Amaral Filho.