A Black Friday está batendo à porta dos comerciantes brasileiros. Mesmo tendo como data oficial o próximo dia 26 de novembro, o varejo já se prepara para a semana, quinzena ou até um mês inteiro oferecendo preços e condições especiais. Cada vez mais, os consumidores aguardam a data para suas compras e os e-commerce e os pagamentos com cartão de crédito se tornam cada vez mais os formatos preferidos para essas compras.
Uma pesquisa conjunta da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Sebrae, divulgada no final de agosto passado, aponta que o cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos consumidores do país, chegando a 52% nas compras online (53% das vendas são a prazo).
“As compras online e os pagamentos com cartão de crédito são ferramentas que facilitam muito a vida dos consumidores. Contudo, quanto mais populares se tornam, mais atenção é necessária com a segurança para evitar os golpes de pessoas mal-intencionadas. Infelizmente, em momentos de grande movimentação no varejo, como a Black Friday, os riscos se tornam maiores pois na ansiedade de aproveitar melhores preços acabamos diminuindo a nossa prudência”, destaca Sandra Castello, Diretora de Marketing e Pessoas da DMCard .
Edna Kohigashi, Diretora de Riscos da DMCard acrescenta que esse fenômeno comprova que o cuidado precisa ser redobrado. “Ao mesmo tempo em que ficamos animados com os resultados positivos para o período, também temos como nosso propósito orientar nossos clientes e buscar soluções para garantir o uso seguro do cartão. De acordo com a ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, as práticas de fraude devem crescer 52% na Black Friday”.
CVC Dinâmico
Os consumidores devem ficar atentos com os dados pessoais que são registrados nos sites, muitos deles, cópias exatas dos originais, assim os hackers capturam as informações sigilosas dos clientes, principalmente o Código de Verificação de Cartão (CVC), que são os últimos três dígitos impressos na faixa para assinatura localizada no verso do cartão, que é a informação principal para efetuar compras online.
Uma solução que acaba com esse problema é o CVC dinâmico, que possibilita que o código gerado para uma compra não seja utilizado mais de uma vez. Isso faz parte de um dos métodos de segurança mais avançados. “No Brasil, ele ainda é muito pouco utilizado e normalmente presente em categorias mais premium, acessíveis a uma parcela reduzida da população”, explica Sandra.
Além da segurança dos dígitos não estarem expostos no cartão, o CVC dinâmico é alterado a cada 99 segundos. Isso impede que qualquer pessoa mal-intencionada e que tenha acesso ao CVC possa realizar compras não autorizadas pela internet, mesmo que tenha o número do cartão. E um detalhe importante é que essa tecnologia permite o uso do cartão em compras recorrentes, como assinaturas mensais de jornais e streamings, sem a necessidade de gerar um novo código.