ARACAJU/SE, 4 de maio de 2025 , 16:43:55

Bairro Ponto Novo registrou em 48h um acumulado de chuvas de 176 mm

 

A Prefeitura de Aracaju, por meio do Comitê Operacional de Aracaju (COA), divulgou que intensificou neste fim de semana as ações preventivas e de resposta rápida diante das chuvas que atingem a capital desde a última sexta-feira, 3. De acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil até as 10h deste domingo, 4, os efeitos das chuvas vêm sendo acompanhados de perto, com atuação coordenada dos órgãos municipais para garantir segurança e reduzir impactos à população.

O maior acumulado de chuva nas últimas 48 horas foi de 176 mm, registrado no bairro Ponto Novo. A chuva do mês já soma 177,5 mm, aproximando-se da média histórica de maio, que é de 275 mm. As regiões Norte e Central registraram as precipitações mais intensas, especialmente na madrugada de domingo.

Ao longo do período, foram registradas 16 situações pontuais, como alagamentos e avaliações preventivas de risco estrutural. As equipes da Defesa Civil, da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) atuaram de forma integrada, realizando ações emergenciais, como a escavação de valas no bairro Soledade, além de serviços de limpeza de canais, bocas de lobo e outras áreas afetadas pelas chuvas. Um comércio foi interditado no bairro São Conrado após um princípio de incêndio, sem registro de feridos.

Ações da Emsurb

Até o momento a Gerência de Áreas Verdes registrou a ocorrência de duas quedas de árvores: na praça Almirante Barroso, no Centro, e avenida Euclides Figueiredo. Em ambos os casos as equipes já em campo para o recolhimento e limpeza.

Equipes do operacional atuando com serviços de limpeza geral nos bairros Atalaia, Santa Maria, 17 de Março, Centro, Inácio Barbosa, São José.

As atenções estão voltadas ainda para o recolhimento de resíduos acumulados em canais do conjunto JK, na Jabotiana, avenida Airton Teles, Centro, canal do bairro Industrial e da avenida Francisco Moreira, no Luzia.

No bairro Jabotiana, a atenção permanece voltada para o Rio Poxim, que impacta diretamente áreas como o Largo da Aparecida, sob constante monitoramento dos técnicos da Defesa Civil.

Apoio às famílias

A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) prestou atendimento a três famílias, duas no bairro Porto Dantas e uma no Jardim Centenário, totalizando 12 pessoas. Foram distribuídos colchões, cestas básicas e kits de limpeza, como parte das ações emergenciais de acolhimento e suporte social.

Previsão e acompanhamento

A previsão indica tempo nublado com chuvas de intensidade fraca a moderada até as 23h55 da segunda-feira, 5. O alerta da Defesa Civil, vigente desde a noite do dia 2 de maio, segue ativo por 72 horas. As equipes permanecem mobilizadas em regime de plantão, com monitoramento constante das áreas de risco.

A população pode acionar a Defesa Civil em caso de emergência pelo número 199, disponível 24 horas.

Você pode querer ler também