O Sindicato dos Bancários de Sergipe (Seeb/SE) realizou um protesto na manhã desta quinta-feira (27), em frente ao Palácio dos Despachos, sede do governo estadual, para cobrar do governador Belivaldo Chagas a imediata vacinação desses trabalhadores contra a covid-19.
De acordo com a categoria, os bancários estão em situação de risco de contaminação e há, conforme o Sindicato, um número elevado de mortes entre os trabalhadores. “O Seeb/SE pede, mais uma vez, por socorro e a inclusão da categoria como grupo essencial nos planos Municipal, Estadual e Nacional de Vacinação e por vacina para todos”, afirma a presidente do Seeb/SE, Ivânia Pereira.
Atos similares estão acontecendo em todo o país, sob coordenação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, o qual vem cobrando da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) que forneça os números de trabalhadores do setor que foram contagiados e também o número de óbitos.
Segundo o Seeb, alguns números já podem ser considerados como indicadores elevados de mortes da categoria.
No primeiro trimestre de 2020, o número de mortes de bancários em todo o país, de acordo o Seeb-SE, foi de 55. Esse número mantém pequenas variações. No primeiro trimestre deste ano saltou para 152, crescimento de 176,4%.
O governo, por sua vez, montou uma comissão e recebeu os sindicalistas em reunião.