ARACAJU/SE, 28 de outubro de 2024 , 18:26:06

logoajn1

Bancários realizam ato em defesa da Caixa

Da redação, AJN1

 

O Sindicato dos Bancários de Sergipe, juntamente com outras entidades sindicais, realizaram na manhã desta quinta-feria (12) uma manifestação em frente a agência central da Caixa Econômica Federal (CEF) – agência Serigy – no centro da capital. O ato é para protestar contra o plano de demissões e ameaça de desmonte do banco, que hoje completa 156 anos de fundação. A data foi denominada de Dia Nacional de Luta na Caixa.

 

Em todo o país os sindicatos e federações dos bancários estarão reforçando a mobilização em defesa da Caixa 100% pública e contra medidas administrativas que vem sendo adotadas pela instituição financeira. De acordo com a presidente dos Bancários de Sergipe, Ivânia Pereira, com discurso de enxugar e economizar, o governo Temer executa na prática uma ameaça neoliberal antiga, que é o desmonte dos bancos públicos federais.

 

“Com o anunciado Plano de Demissão Voluntária (PDV), o governo quer cortar dez mil postos de trabalho na Caixa e fechar 100 agências em todo o país. Os prejuízos serão gigantescos para a economia nacional. Prejudica tanto a categoria bancária, que já sofre com a sobrecarga de trabalho, quanto os clientes e sobretudo os mais pobres, beneficiários de programas sociais implementados pelo banco público”, afirma a presidente.

 

Segundo a diretora do Sindicato e funcionária da Caixa, Rosi Santos, o novo PDV deverá ser aberto para as adesões no final deste mês e o término, no início de fevereiro. “Atualmente, já existe a urgência na convocação dos concursados para suprir a demanda por funcionários. Rejeitamos esse modelo de PDV. Esse programa representa o novo ciclo de alterações no modelo de administração da Caixa. Um modelo desrespeitoso, que está elevando o clima de insegurança, de adoecimento e de sobrecarga para os empregados que permanecem”.

Você pode querer ler também