Da redação, AJN1
A partir de hoje (9) supermercados, serviços funerários, bancos, atividades industriais estão liberados a ampliar o atendimento para 75% da sua capacidade. Além disso, não há mais restrição do controle de acesso de uma pessoa por família e a limitação das vagas de estacionamento. Essa decisão foi tomada na semana passada durante reunião entre o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae) e o governador Belivaldo Chagas.
A realização de eventos sociais e celebrações diversas, a exemplo de casamentos, aniversários, formaturas e similares, bem como o setor de eventos corporativos, técnicos e científicos poderão ser retomados no dia 1º de dezembro, sendo respeitada a capacidade e o distanciamento. Em ambientes fechados, deve ser mantido o limite de 75% da capacidade, também sendo observado o distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas, sem restrição de quantitativo numérico de convidados ou participantes. Já em lugares abertos, o limite máximo será de 300 convidados ou participantes.
No dia 1º de dezembro, cinemas, teatros, museus, circos e outros equipamentos culturais, poderão funcionar com 75% da capacidade do ambiente, sempre sendo observado o distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas, sem restrição de quantitativo numérico de convidados ou participantes. Nesta mesma data, o uso das piscinas está liberado em clubes sociais, esportivos e similares, desde que possível respeitar o distanciamento de dois metros entre pessoas de grupos familiares diferentes.
Os parques de diversão e áreas de lazer infantil apenas em lugares abertos também poderão reabrir a partir de 1º de dezembro. A capacidade de ocupação deverá ser de no máximo 50%. Os brinquedos, atrações, filas e locais de circulação deverão ser organizados para preservar o distanciamento de 1,5 m entre pessoas, inclusive no interior dos brinquedos e atrações. Não deverão ser utilizados brinquedos e atrações que, naturalmente, promovam aglomerações. Permanecem suspensos os parques de diversão e as áreas de lazer infantil em lugares fechados, a exemplo de shopping centers, clubes sociais, bares, restaurantes e similares.
De acordo com a decisão da última reunião do Comitê, permanecem suspensas, sem previsão de retorno, as atividades culturais, a exemplo de feiras de artesanato, amostras culturais e similares. Assim como os eventos de lazer coletivos, a exemplo de shows, blocos, micaretas e similares. Além dos eventos esportivos, a exemplo de corridas, maratonas e campeonatos e similares. As casas noturnas, boates e similares, também permanecem com suas atividades suspensas.