A Unidade de Saúde da Família (USF) Adel Nunes, localizada no bairro América na zona oeste da capital, foi arrombada na madrugada desta quinta-feira (23). Desconhecidos danificaram o telhado e o forro de PVC para ter acesso a parte interna do prédio e furtar objetos e medicamentos. Em menos 30 dias esta é a quarta unidade de saúde arrombada em Aracaju. Os alvos foram as unidades Onésimo Pinto no Jardim Centenário, Joaldo Barbosa no bairro América, e Ávila Nabuco no conjunto Médice.
De acordo com a apoiadora da região, Michele Dias, a invasão a USF Adel Nunes foi percebida pelas funcionárias que chegaram pela manhã para abrir a Unidade. “Os criminosos circularam por diversas salas e consultórios e furtaram um tensiômetro, um botijão de gás, acessórios do Telessaúde, além de diversos medicamentos da farmácia”, relatou.
Ainda segundo Michele, a dispensação de medicamentos na unidade precisou ser suspensa hoje para que seja feito o levantamento dos remédios furtados e contabilizado o prejuízo. “Todos os usuários que procurarem a Adel Nunes para dispensa de medicamentos serão encaminhados para a USF Edézio Vieira de Melo, no Siqueira Campos, e USF Joaldo Barbosa, no bairro América”.
A gerente da USF Adel Nunes, Danila Ires Santos, registrou queixa na Delegacia de Roubos e Furtos (Derof). “Esses arrombamentos precisam ser investigados e os bandidos presos o quanto antes, porque quem mais sofre com esse tipo de ação criminosa é a população que fica sem acesso integral aos serviços oferecidos pelas Unidades de Saúde”, ressaltou a gerente.
*Com informações da PMA.