ARACAJU/SE, 21 de setembro de 2025 , 20:35:53

Bares e restaurantes reabrem para atendimento presencial a partir desta quarta-feira, 19

Da redação, AJN1

A partir desta quarta-feira (19), os bares, restaurantes e praças de alimentação de todo o Estado vão reabrir para atendimento presencial, conforme previsto na segunda fase (fase amarela) do Plano de Retomada da Economia do Governo do Estado. Esses estabelecimentos da atividade comercial estavam com os serviços suspensos desde março, em obediência aos decretos de enfrentamento à covid-19, funcionando apenas em modos “delivery” e “take away” desde então.

De acordo com o superintendente especial de Comunicação Social do Governo de Sergipe, Givaldo Ricardo, a reabertura acontece mediante protocolos de segurança, regidos por autoridades sanitárias.

“Os bares e restaurantes já estão autorizados a funcionar a partir de manhã, dentro da fase planejada, aliás, com uma semana, tempo suficiente para que eles se organizassem, montassem seus protocolos, adaptassem seus estabelecimentos comerciais para uma volta segura, respeitando a saúde dos clientes e dos seus colaboradores”, destaca Givaldo.

Regras

Os restaurantes, lanchonetes, sorveterias, bares e estabelecimentos similares poderão funcionar com observância das seguintes condições: abertura de terça-feira a domingo, obrigando-se a processo de desinfecção em todas às segundas-feiras; horário de funcionamento compreendido entre 7h e 10h, em primeiro turno, e das 12h às 23h, em segundo turno; capacidade do estabelecimento limitada a 50% de ocupação, com no máximo 6 pessoas por mesa; observância de distanciamento mínimo de dois metros entre pessoas; vedação ao sistema self service, buffet livre e rodízio, permitindo-se que os colaboradores dos estabelecimentos montem e entreguem a refeição; ficam proibidos quaisquer tipos de apresentação artística ou evento nas dependências.

Plano

A reabertura desses estabelecimentos comerciais é um complemento previsto no Plano de Retomada da Economia, cuja segunda fase (amarela) foi iniciada na última sexta-feira (14), , quando os shoppings centers foram autorizados a abrir suas portas ao público.

Leia a resolução

Resolução 005.2020 COGERE 13.08

Você pode querer ler também