ARACAJU/SE, 29 de novembro de 2024 , 13:49:17

logoajn1

Barragem Jacarecica I chega ao volume morto

Da redação, AJN1

 

O Nordeste brasileiro passa pela maior seca dos últimos 103 anos, apontam especialistas. Em Sergipe, o cenário não é diferente. Cerca de 24 municípios já decretaram situação de emergência. Agricultores estão perdendo a modesta plantação, os criadores de gado veem seus garrotes morrerem em coro e osso ao pé do Juazeiro acinzentado. 

 

Para piorar a situação, a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) já anunciou que, pela falta de chuva, a barragem Jacarecica I, no município de Itabaiana, situado no Agreste Central, atingiu o nível morto e, por isso, vai suspender, em 10 dias, o serviço de captação de água aos lotes agrícolas do Perímetro Irrigado, situados no povoado Agrovila, aos pés da serra. A ação deve gerar caos no sistema agrícola do município.

 

A AJN1 conversou com o diretor de irrigação da Cohidro, João Fonseca. Segundo ele, em acordo com a associação que representa os agricultores, ficou definido que o sistema de bombeamento será interrompido, situação que permanecerá até que a ocorrência de chuvas retome a acumulação hídrica aceitável à captação.

 

“A barragem do Jacarecica I tem capacidade para 5 milhões de metros cúbicos de água, tipicamente voltada para a irrigação. Infelizmente, como não houve recarga de chuvas nos últimos anos, a gente vai ter que parar a irrigação daqui a 10 dias mais ou menos, porque as bombas não conseguem captar mais a água. Estamos fazendo campanha de conscientização desde setembro para que os agricultores não plantem culturas de ciclos longos, porque não haverá água. Infelizmente, depende de chuvas e o rio Jacarecica não tem água suficiente. A situação é crítica”, alertou o diretor.

 

Já o Jacarecica I, também em Itabaiana, segundo João, não tem risco iminente de desabastecimento. Lá, são 30 milhões de metros cúbicos de água.

 

Jacarecica I

 

Inaugurada há 30 anos, esta é a primeira vez que a barragem do Jacarecica I teve suas atividades paralisadas por falta d'água em seu reservatório. O perímetro é constituído por 130 lotes de 2 hectares cada um, totalizando aproximadamente 282 hectares, correspondente à área adquirida pela Cohidro.

 

O número de famílias assentadas é de 124, portanto, 124 unidades produtivas, correspondendo a uma área de 248 hectares. 

Você pode querer ler também