ARACAJU/SE, 26 de janeiro de 2026 , 15:47:14

Belezas naturais e opções de lazer da capital se somam às atrações do Verão Sergipe

Aracaju será o ponto de partida do Verão Sergipe 2026, evento realizado pelo Governo do Estado. Entre a sexta-feira, 30, e o domingo, 1º de fevereiro, sergipanos e turistas vão aproveitar shows musicais com artistas locais e nacionais, como Alok, Os Faranis e Léo Santana, além de uma ampla programação esportiva com várias modalidades. Promovidas na Orla da Atalaia, as diversas atrações se somam às belezas naturais, opções de lazer e pontos turísticos da capital, convidativas aos visitantes durante a estação mais quente do ano.

É possível viver o verão de forma intensa em Aracaju. Cartões-postais da cidade, a Orla da Atalaia e a Orla Sul contam com praias urbanas de águas mornas, assim como uma vasta estrutura de bares, restaurantes e espaços para a prática de esportes. O banho em água doce também é destaque na capital: o Rio Vaza-Barris possui águas calmas e ideais para relaxar e se conectar à natureza. Locais como a Orla Pôr do Sol e a Croa do Goré são banhados pelo rio e bem equipados para receber quem busca turismo de qualidade.

As paradas turísticas se estendem por toda a cidade. Ao lado de um manguezal, o Calçadão da 13 de Julho se destaca pela extensão, pela vista privilegiada do Rio Sergipe e pela diversidade de equipamentos, como pista, ciclovia e quadras esportivas. Já no Centro da capital, os Mercados Centrais reúnem arte, cultura, culinária local e artesanato típico de Aracaju, com cores, sons e aromas que fazem de qualquer passeio uma viagem única para turistas e visitantes.

A gastronomia da capital sergipana também se conecta à temporada de sol e praia. Símbolo de Aracaju, o caranguejo é uma das principais opções para quem deseja conhecer os sabores da cidade, além de pratos tradicionais como moqueca de peixe. Há, ainda, o amendoim verde cozido, Patrimônio Imaterial de Sergipe que faz parte do cotidiano da cidade e muito procurado por turistas e sergipanos. São sabores que combinam com o verão e são um atrativo a mais para quem viaja à capital para o evento.

Com isso, o Verão Sergipe evidencia as potencialidades turísticas de Aracaju, impulsionando a geração de emprego, renda e oportunidades para a população da capital. Foi o que destacou a secretária de Estado do Turismo, Daniela Mesquita. Para ela, o evento reflete a atuação da gestão estadual para promover e divulgar o destino turístico em todo o país. “Movimenta toda a cadeia do turismo e, consequentemente, a economia. São bares e hotéis lotados. Isso gera benefícios, por exemplo, para taxistas, motoristas de aplicativos e vendedores ambulantes, entre outras dezenas de setores”, ressalta.

Turistas aprovam

As belezas naturais e as opções de lazer de Aracaju atraem turistas de todo o Brasil. De Salvador, a artista Danielle Nunes Borges visita a capital a passeio e se diz encantada pela ampla variedade de opções para aproveitar o calor do verão. “Tudo é muito limpo e organizado. Eu pratico corrida e, aqui, tem muitos locais para correr, como o Calçadão da 13 de Julho. Descobri o Verão Sergipe depois que cheguei aqui e, com certeza, vou ficar até o evento porque une duas coisas que eu gosto muito: música e esporte”, conta.

Influenciada por amigos, a servidora pública Eliza Dias escolheu a capital sergipana para passar uma temporada. Pela primeira vez na cidade, ela diz que encontrou belezas exuberantes e que não quer ir embora. “E ter um evento como esse agrega muito e se soma ao nosso roteiro na cidade. A gente descobre novos pontos turísticos e se diverte muito mais. Vamos ficar até fevereiro, então, com certeza, iremos. A ideia é usufruir de tudo de Aracaju”, enfatiza.

A programação do Verão Sergipe 2026 em Aracaju contará com uma série de atividades esportivas, com modalidades como vôlei de praia, corrida, duathlon e beach soccer. Esse é um dos destaques para o empresário Lucas Gomes, morador do município de Japoatã que visita Aracaju com frequência. Ciclista, ele ressalta que a iniciativa do Governo do Estado já virou compromisso na agenda. “Não tem coisa melhor que praticar esporte com paisagens lindas como as de Aracaju. É muito bom”, avalia.

Expectativa econômica

Efeito positivo direto da realização do evento, a perspectiva de aquecimento econômico gera boas expectativas para diversos setores.

Proprietária de um restaurante localizado na Orla Pôr do Sol, Ana Clécia Alves da Silva afirma esperar que o Verão Sergipe atraia mais turistas e visitantes para a região. Segundo ela, isso se traduz em um maior rendimento e criação de vagas de emprego, com impacto financeiro significativo. “A nossa orla é um paraíso. Mais pessoas precisam conhecê-la, inclusive da própria cidade. Então, essa será mais uma grande oportunidade que o Governo de Sergipe oferece para a gente. Com o aumento das vendas, conseguimos contratar mais pessoas para dar conta da alta da demanda. Com mais renda circulando, a economia também circula mais. Para onde você leva cultura, você leva pessoas”, defende.

O Verão Sergipe potencializa uma ampla diversidade de empreendimentos, como a escola esportiva do professor de vôlei de praia Tarisson da Silva Santana. Ele ministra aulas na Praia da Cinelândia e diz que o evento deve fazer o interesse pela modalidade esportiva crescer. “Quando há torneios, a procura sobe e conseguimos abrir mais turmas. É um evento que não é só entretenimento, mas que beneficia a renda de quem tem negócio na região”, ressalta.

Moradores destacam

Quem vive em Aracaju também enxerga com bons olhos o Verão Sergipe 2026. É o caso do diretor escolar Max Vieira, para quem o evento vai contribuir para consolidar a capital sergipana no cenário nacional. “A nossa cidade tem muitas belezas que precisam ser conhecidas por mais pessoas, e isso ajuda nesse processo. A gente fica, às vezes, na sombra de Salvador. Então, é necessário ter um evento como esse. Já fui e, agora em 2026, vou novamente”, relata.

Já o servidor público Eduardo da Silva afirma que o Verão Sergipe mostra para quem visita a cidade que há muito para se aproveitar. Ele lembra que, quem viaja para fazer turismo em Aracaju, não vai se limitar ao evento. “A pessoa circula por vários locais. Passa nos Mercados Centrais, na Orla Pôr do Sol, na praia da Aruana. Eu sei que quem é daqui já está acostumado, mas para quem vem de fora é incrível. Toda a economia é potencializada”, enfatiza.

Verão Sergipe 2026

O Verão Sergipe é um evento realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), com apoio do Governo Federal e Energisa, e patrocínio do Banese Card, Iguá Sergipe e Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que leva à capital e ao interior do estado uma programação cultural e de estímulo à prática esportiva, fomentando o turismo, o desenvolvimento econômico e a geração de renda.

Programação

A programação do Verão Sergipe 2026 pode ser consultada por meio do site oficial do evento.

Sexta-feira – 30/01 (Aracaju)

Shows

Os Faranis
Marcelo Falcão
Alok
Jonas Esticado

Sábado – 31/01 (Aracaju)

Esportes

8h – 16h – Futvôlei
8h – 16h – Vôlei de praia (masculino/feminino)
8h – 16h – Beach soccer (masculino/feminino)
8h – 16h – Beach wrestling
8h – 16h – Mesabol
8h – 16h – Frescobol

Shows

Rock7Nove
Gustavo Mioto
Léo Santana
Gabriel o Pensador

Domingo – 1º/02 (Aracaju)

6h – 10h – Prova de duathlon
7h30 – 9h30 – Corrida de 5 km e 10 km (todo percurso na areia)
8h – 13h – Vôlei de praia (masculino/feminino)
9h – 13h – Beach hand (masculino/feminino)
9h – 11h – Banho Assistido – Projeto Estrelas do Mar/Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania
9h – 11h – Vivência paradesportiva
9h – 13h – Mesabol
9h – 13h – Frescobol
9h – 13h – Quadra vôlei de praia

Você pode querer ler também